Fisioterapia

Na modalidade bacharelado, o curso de Fisioterapia forma profissionais capacitados em tratar e diagnosticar problemas e distúrbios que tenham relação com os movimentos do corpo humano. Entre as funções de um fisioterapeuta, destacam-se o diagnóstico cinesiológico e tratamento em diferentes áreas como neurologia, ortopedia, esportiva, saúde da mulher, saúde do trabalhador, geriatria entre outras. Este profissional é capacitado a atuar nos três níveis de atenção à saúde, sendo a primária, secundária e terciária.

No período inicial, o aluno conhece os principais processos biológicos, bem como questões relacionadas à estrutura humana, formação do corpo e anatomia. Com o decorrer da graduação, são apresentadas as disciplinas que preparam o estudante para atuar nas diferentes áreas da Fisioterapia, como Pediatria, Geriatria, Cardiologia, Neurologia, Saúde da Mulher e outras.

Na área de atuação desse profissional, destacam-se, além das funções hospitalares, as questões estéticas — como tratamentos e massagens pós-cirúrgicas —, a indústria de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos terapêuticos, e a fisioterapia esportiva, área responsável pela reabilitação de atletas. Confira mais alguns exemplos das áreas disponíveis:

• Cardiologia e Pneumologia: Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.

• Ginecologia, Obstetrícia e Urologia: Prestar atendimento a mulheres gestantes, durante o trabalho de parto, no pós-parto e em pessoas com perdas de urina, dor pélvica ou com bexiga caída.

• Dermatologia: Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e incisões cirúrgicas.

• Estética: Aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.

• Fisioterapia do Trabalho: Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER).

• Fisioterapia Esportiva: Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

• Grupos Especiais: Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.

• Indústria de Equipamentos: Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

• Neurologia Adulta: Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

• Neurologia Pediátrica: Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de Down.

• Ortopedia e Traumatologia: Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

• Terapia Intensiva: Tratar pacientes críticos internados em UTIs, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

Ingressar em uma faculdade é sinônimo de mudar de vida e ampliar os horizontes profissionais. Para os que encontram mais aptidão na área da saúde e primam pelo contato humano, o curso de Fisioterapia na UniNorte é uma excelente opção de formação, que oferece, inclusive, um mercado de trabalho propício e de muitas oportunidades.

E não é para menos. Afinal, preocupação com o corpo e com a saúde, difusão de doenças neurológicas, questões estéticas e o aumento dos problemas relacionado ao trabalho mantêm a demanda por esse profissional sempre em alta.

A UniNorte é maior centro universitário do Norte do país. Oferece a junção de uma formação de qualidade para quem vê na Fisioterapia uma oportunidade para alavancar a carreira.

Entenda como funciona o curso de Fisioterapia na UniNorte e conheça as áreas de atuação, particularidades das disciplinas e o campo de mercado para esses profissionais. Confira!

Único centro universitário com dimensões multinacionais do Norte brasileiro, a UniNorte pertence ao Laureate International, grupo americano de instituições acadêmicas com mais de meio milhão de alunos ao redor do mundo e mais de 80 mil pelo Brasil. Os sistemas integrados permitem o contato dos estudantes com os melhores docentes da área. Além disso, o intercâmbio entre as unidades de todo o país os aproxima da convivência com os profissionais de destaque do ramo.

Essa preocupação em fornecer uma formação de alto nível, com profissionais qualificados, estrutura moderna e opções de recursos de aprendizagem, é responsável por colocar frequentemente a UniNorte em destaque nas pesquisas e rankings de melhores universidades do Brasil.

Tudo isso, é claro, aliado a flexíveis opções de pagamento, o que torna a escolha pelo curso de Fisioterapia na UniNorte uma decisão capaz de mudar e aperfeiçoar os rumos profissionais de quem opta por essa área.

Viu só como cursar Fisioterapia é uma ótima opção para mudar de vida? Entre em contato com a UniNorte e conheça mais sobre os nossos cursos e condições de matrícula.

 

Duração: 05 anos

 

Coordenador (a): Barbara Lira Bahia

 

Perfil do aluno

É comum que muitos alunos cheguem ao curso de Fisioterapia com uma visão limitada da profissão. Com a ideia fixa de trabalhar em clínicas e hospitais, pois muitos estudantes ainda desconhecem as opções de trabalho esportivo, saúde pública, saúde do trabalhador, ginecologia e obstetrícia, gerontologia e muitas outras.

Por compreender uma área de extremo contato humano, o aluno precisa ter um perfil intimista, gosto por cuidar de pessoas, sensibilidade, senso crítico e uma comunicação clara e eficaz.

Como as tecnologias e as pesquisas aprofundadas vêm aperfeiçoando o campo de atuação da Fisioterapia, é importante que o aluno tenha o hábito de estudar continuamente e se manter informado sobre as novidades referentes à área da saúde.

Particularidades do curso oferecido pela UniNorte

Com um corpo docente formado exclusivamente por doutores, mestres e especialistas, o curso de Fisioterapia oferecido pela UniNorte tem umas das melhores infraestruturas do país. Os laboratórios são equipados com instrumentos de ponta, contando com grande diversidade de peças anatômicas sintéticas, bibliografias atualizadas e tecnologias de informação como tablets para facilitar o acesso dos alunos a informações de relevância para o curso.

A tecnologia, inclusive, perpassa também pelo conteúdo das aulas práticas, que é disponibilizado em aplicativos, além do fato de as aulas em videoconferência já serem realidade na instituição.

Para ampliar o campo de conhecimento, os professores apresentam os horizontes possíveis da profissão para o aluno. Esse acompanhamento individual colabora para que o estudante descubra o seu cenário ideal de atuação, facilitando para que ele encontre o estágio mais adequado e adquira um conhecimento mais efetivo para a área escolhida.

Programas de estágio

A UniNorte oferece projetos de extensão para o curso de Fisioterapia antes mesmo que o aluno chegue ao último ano — quando os estágios e horas complementares se tornam essencialmente obrigatórios. A faculdade dispõe de facilidades para que o aluno faça projetos de extensão, estágios voluntários e trabalhos extracurriculares, além de oferecer vagas em hospitais parceiros da UniNorte. As aulas do curso de Fisioterapia são ministradas em turnos variados para atender às diversas rotinas dos alunos.

 

1° PeríodoCarga Horária
Bioestatística60h
Biossegurança60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Introdução À Profissão – Fisioterapia60h
Saúde Coletiva60h
2° PeríodoCarga Horária
Anatomia Humana60h
Biofísica60h
Bioquímica Humana60h
Citologia e Embriologia60h
Fisiologia Humana60h
Genética Humana60h
3° PeríodoCarga Horária
Anatomia Aplicada À Fisioterapia60h
Cinesiologia e Biomecânica60h
Fisiologia Aplicada À Fisioterapia60h
Histologia60h
Metodologia da Pesquisa60h
Patologia Geral60h
4° PeríodoCarga Horária
Cinesioterapia80h
Eletrotermofototerapia60h
Ética e Cidadania60h
Exames Complementares40h
Farmacologia40h
Métodos e Tecnica de Avaliação60h
Topicos Integradores I (Fisioterapia)40h
5° PeríodoCarga Horária
Empreendedorismo60h
Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso60h
Fisiopatologia nas Disfunções Musculoesquelética60h
Fisioterapia na Atenção Básica e Coletiva60h
Prótese e Órtese40h
Reeducação Funcional40h
Tecnicas Terapêuticas Manuais60h
6° PeríodoCarga Horária
Fisioterapia Aplica À Saúde do Idoso60h
Fisioterapia Aquática60h
Fisioterapia Desportiva60h
Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia60h
Fisioterapia na Saúde do Trabalhador60h
Responsabilidade Socioambiental60h
Tópicos Integradores II (Fisioterapia)40h
7° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado I (Fisioterapia)120h
Fisiopatologia em Urologia e Gineco-Obstetrica60h
Fisiopatologia na Saúde da Criança60h
Fisiopatologia nas Disfunções Neurológicas60h
Fisioterapia Bucomaxilofacial40h
Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher60h
8° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado II (Fisioterapia)180h
Fisiopatologia nas Disfunções Cardiologia e Angiologia40h
Fisiopatologia nas Disfunções Respiratórias60h
Fisioterapia em Neurologia80h
Fisioterapia em Urologia, Gineco-Obstetrica e Oncologia60h
Fisioterapia na Saúde da Criança60h
9° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado III (Fisioterapia)200h
Fisioterapia em Cardiologia e Angiologia60h
Fisioterapia em Pneumologia e Terapia Intensiva80h
Tópicos Integradores III (Fisioterapia)40h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Fisioterapia)40h
10° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado IV (Fisioterapia)300h
Saúde Baseada em Evidências40h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Fisioterapia)40h
Disciplinas OptativasCarga Horária
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)40h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h