Odontologia

Perspectiva do mercado

De acordo com o Atlas Global de Odontologia, existem cerca de 280 mil dentistas no país. Isso resulta em uma média de 1 profissional para cada 710 habitantes. Ainda há, portanto, bastante espaço para a chegada de novos profissionais! O melhor é que, como são diversas áreas na Odontologia, a perspectiva de mercado vai bem além do consultório em si, oferecendo ótimas opções de crescimento na carreira.

Atualmente, o setor público é responsável por empregar a maior quantidade de dentistas do país, seja no programa Saúde da Família, que contempla a presença do dentista no atendimento à população, ou no programa Brasil Sorridente, que tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento odontológico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do SUS.

Já se o caminho levar o profissional à carreira como autônomo, vale ficar de olho nas seguintes áreas, que são muito promissoras:

-Implantodontia;

– Dentística Restauradora;

– Endodontia;

– Odontopediatria.

Áreas de atuação

Já se o caminho levar o profissional à carreira como autônomo, vale ficar de olho nas seguintes áreas, que são muito promissoras:

  • Implantodontia;
  • Dentística Restauradora;
  • Endodontia;
  • Odontopediatria;
  • Odontologia Estética.

Odontopediatria – visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.
Radiologia Odontológica – tem como objetivo a aplicação de radiografia e outros exames por imagem com a finalidade de melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal.

Radiologia Odontológica e Imaginologia – nomenclatura atual da especialidade Radiologia Odontológica modificada pela 3ª CONEO (Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas) que promoveu alterações (Resolução CFO 22/2003) na nomenclatura de algumas especialidades, continuando, porém, com as mesmas atribuições.

Dentística Restauradora – objetiva a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão. É o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética.

Dentística – Nomenclatura atual da especialidade Dentística Restauradora modificada pela 3ª CONEO (Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas) que promoveu alterações (Resolução CFO 22/2003) na nomenclatura de algumas especialidades, continuando, porém, com as mesmas atribuições.

Endodontia – relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não. Diagnóstico e tratamento de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares.

Periodontia – trata das doenças da gengiva além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.

Prótese Dentária – cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações. Especialização na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais e de próteses sobre implantes.

Ortodontia e Ortopedia Facial – nomenclatura anteriormente adotada. Depois da 3ª CONEO (Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas) sofreu alterações (Resolução CFO 22/2003) sendo desmembrada em duas especialidades distintas: Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, cada uma agora, com as suas atribuições específicas.

Ortodontia – corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.

Ortopedia Funcional dos Maxilares – objetiva tratar aos desequilíbrios dos dentes, estruturas bucais e complexo craniofacial através de recursos terapêuticos, que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional de todo o sistema estomatognático.

Implantodontia – relacionada à colocação de raízes artificiais nos ossos da arcada, para adaptação de dentes ausentes. É o ramo da Odontologia que restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos sobre uma peça de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava o elemento dental ausente.

Cirurgia e Traumatologia Buco – Maxilo – Facial – estudo e tratamento das fraturas e lesões dos maxilares, mandíbulas e dentes.

Prótese Buco – Maxilo – Facial – cuida da recuperação das coroas dentais perdidas e da reparação de espaços decorrentes de extrações.

Odontologia Legal – auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise craniofacial e dental de indivíduos visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.

Odontologia em Saúde Coletiva – estudo dos fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos.

Saúde Coletiva – nomenclatura atual da especialidade Odontologia em Saúde Coletiva modificada pela 3ª CONEO (Conferência Nacional de Especialidades Odontológicas) que promoveu alterações (Resolução CFO 22/2003) na nomenclatura de algumas especialidades, continuando, porém, com as mesmas atribuições.

Estomatologia – tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, das manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como o diagnóstico e a prevenção de doenças sistêmicas que possam eventualmente interferir no tratamento odontológico.

Patologia Bucal – compreende no estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações. Também é especializado em Odontologia Forense.

Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial – tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos que visam a melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores da região bucal e outras estruturas relacionadas.

Odontogeriatria – se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais – tem por objetivo o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social, bem como percepção e atuação dentro de uma estrutura interdisciplinar com outros profissionais de saúde e áreas correlatas com o paciente.

Odontologia do Trabalho – objetiva a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.

Habilidades Odontológicas:
Resolução CFO 82/2008
Reconhece e regulamenta o uso pelo Cirurgião-dentista de práticas integrativas e complementares à saúde bucal.
Art. 1º Reconhece o exercício pelo Cirurgião-dentista das seguintes práticas integrativas e complementares à saúde bucal:
Acupuntura;
Fitoterapia;
Terapia Floral;
Hipnose;
Homeopatia e
Laserterapia.

O curso de Odontologia é uma opção sempre muito procurada pelos estudantes na hora de considerar as opções para o vestibular. O detalhe é que, para toda essa demanda ser adequadamente absorvida, as instituições de ensino precisam preencher alguns requisitos, como contar com um corpo docente qualificado, ter laboratórios modernos e uma estrutura que ofereça suporte aos alunos do primeiro período até a entrada no mercado de trabalho. Pois a UniNorte oferece tudo isso e muito mais!

Você por acaso pensa em seguir por esse caminho? Que tal conhecer um pouco mais sobre a área antes de tomar uma decisão definitiva? Selecionamos aqui as principais informações sobre o curso de Odontologia na UniNorte para você se sentir mais preparado para seguir em frente, caso seja esse mesmo seu sonho!

O curso de Odontologia habilita e capacita o profissional da área para cuidar da saúde bucal das pessoas, desde a mastigação até questões estéticas. O dentista é o profissional responsável por prevenir e tratar cáries, tártaro e gengivite, entre outras doenças bucais. No caso da estética, esse profissional busca melhorar o aspecto dos dentes a partir de clareamentos, uso de facetas e lentes de contato, além de inúmeros outros procedimentos, com o objetivo de melhorar a relação do paciente com a aparência de sua arcada dentária.

Nossa graduação de Odontologia prepara o aluno para as mais diversas áreas de atuação existentes no mercado. O profissional graduado na UniNorte estará apto a usar todas as técnicas da profissão, atuando plenamente tanto em consultórios particulares quanto na saúde pública.

Perfil do aluno

Muitas vezes, quando um estudante pensa no curso dos seus sonhos, vem à tona o seguinte questionamento: será que eu tenho o perfil para me dar bem nesse caminho? A verdade é que o curso de Odontologia é bem aberto em relação a perfis. No entanto, por mais que não exista um tipo certo para a carreira, algumas características são sim importantes para que você consiga sair na frente no mercado de trabalho.

Além da facilidade de se comunicar com o outro, do senso de cuidado, da atenção com o próximo e do gosto pela área da saúde, existe uma outra característica muito importante, frequentemente destacada por professores da UniNorte: a organização.

São muitas disciplinas para dar conta durante o curso, além de uma vasta gama de materiais odontológicos e tratamentos diferentes durante a carreira. Fora que é preciso ter um senso de organização apurado para não se perder em meio a tantos casos e pacientes, uma vez que as consequências de um erro aí podem ser bem sérias. Assim, quanto mais sistemático e organizado o aluno for, maior será sua produtividade e eficiência!

Duração:  05 anos

Estrutura da UniNorte

A UniNorte oferece um ambiente de ponta, contando com laboratórios para as disciplinas básicas, bem como laboratórios de simulação e de áreas específicas. Temos também uma clínica de Odontologia que recebe aproximadamente 300 pacientes por dia. Lá, os alunos desenvolvem técnicas e procedimentos relativos à atividade odontológica. Existem também 2 centrais de esterilização para garantir a segurança tanto do paciente quanto do aluno, além de aparelhos de radiografia. Tudo para formar os melhores profissionais do mercado!

Diferenciais da instituição

O curso de Odontologia na UniNorte conta com uma das melhores estruturas de toda a cidade, com 96 equipamentos odontológicos ao todo, além de oferecer metodologias que colocam o aluno no centro do aprendizado. Todo o corpo docente é formado por mestres e doutores, reforçando o objetivo do Centro Universitário de capacitar os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Os alunos são incentivados a buscar oportunidades profissionais tanto nacional quanto internacionalmente, por meio de programas institucionais específicos — como o UniNorte Carreiras e o International Office. Obviamente, esse suporte é importantíssimo para a formação de profissionais de destaque.

1° PeríodoCarga Horária
Bases para a Pesquisa Científica60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Ética e Bioética60h
Saúde Coletiva60h
Saúde, Educação e Meio Ambiente60h
2° PeríodoCarga Horária
Anatomia Humana80h
Anatomofisiologia Geral60h
Concepção e Formação do Ser80h
Estágio em Saúde Pública I60h
Morfologia Aplicada À Odontologia80h
3° PeríodoCarga Horária
Agressão e Defesa60h
Anatomofisiologia Oral60h
Bases Farmacológicas40h
Funções Biológicas80h
Materiais Odontológicos60h
Metodologia da Pesquisa60h
Microbiologia Oral40h
4° PeríodoCarga Horária
Anestesiologia60h
Diagnóstico em Odontologia80h
Estágio em Saúde Pública II40h
Ética e Cidadania60h
Práticas Pré-Clínicas60h
Terapêutica em Odontologia60h
Topicos Integradores I (Odontologia)40h
5° PeríodoCarga Horária
Clínica de Semiologia (Estomatologia + Cab 1)60h
Dentística Laboratorial60h
Dor Orofacial (Oclusão + Dtm)40h
Empreendedorismo60h
Endodontia Laboratorial60h
Periodontia Laboratorial60h
Reabilitação Oral (Fundamentos de Prótese)60h
6° PeríodoCarga Horária
Cirurgia Maxilo-Facial80h
Clínica de Endodontia (Endodontia II)80h
Clínica Integrada Restauradora (Dentística II + Periodontiaii)80h
Prótese Laboratorial60h
Responsabilidade Socioambiental60h
Tópicos Integradores II (Odontologia)40h
7° PeríodoCarga Horária
Clínica de Atenção Integral Ao Adulto60h
Clínica de Cirurgia Maxilo-Facial60h
Clínica de Reabilitação Oral (Prótese Parcial, Total e Fixa)60h
Estágio Supervisionado I – (Odontologia)160h
Implantodontia60h
Odontopediatria60h
8° PeríodoCarga Horária
Clínica de Atenção Integral À Criança60h
Clínica de Atenção Integral Ao Idoso60h
Estágio Supervisionado II (Odontologia)320h
Ortodontia60h
9° PeríodoCarga Horária
Clínica de Urgência80h
Estágio Supervisionado III (Odontologia)200h
Fundamentos de Administração para o Cirurgião-Dentista40h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Odontologia)40h
10° PeríodoCarga Horária
Clínica de Atenção Ao Paciente Sistemicamente Comprometido60h
Estágio Supervisionado IV (Odontologia)120h
Odontologia Legal60h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Odontologia)60h
Disciplinas OptativasCarga Horária
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)40h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h