Home » Graduação » Cursos » Escola de Exatas » Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

O perfil do aluno

 

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm um perfil bastante variado, o que coincide com a sua atividade profissional futura, ligada a uma gama enorme de possibilidades de atuação num mundo em constante transformação. Arte e técnica são habilidades a serem desenvolvidas e que são compatíveis ao mesmo tempo com diferentes perfis e interesses.

A expressão gráfica manual alinhada aos mais avançados recursos digitais de desenho e modelagem são atividades estimuladas e desenvolvidas ao longo do curso, considerando todo o apoio de que o aluno precisa, incluindo softwares de desenho e laboratórios especializados.

 

A inserção no mercado de trabalho

 

O mercado de trabalho para a área de Arquitetura e Urbanismo é amplo e diversificado. A UniNorte fornece uma série de oportunidades de colocar os estudantes frente as opções disponíveis, compartilhando experiências através de eventos, palestras e atividades de modo a apresentar os nichos de atuação e potencialidades da carreira.

 

Para enriquecer ainda mais essa experiência, egressos da Uninorte visitam regularmente o campus a fim de relatar aos atuais estudantes sobre sua passagem pela universidade e sobre as perspectivas do mercado. Além disso, desenvolvemos cuidadoso trabalho na implantação de um Escritório modelo, que tem o intuito de aproximar o estudante da realidade social e econômica da região assim como também das empresas e agentes públicos atuantes do ramo.

 

O esforço constante da UniNorte em inserir profissionais completos no mercado mostra uma preocupação humanista da Instituição. E isso vale não só para o aluno, mas também para todas as pessoas que serão direta ou indiretamente atingidas por seus serviços prestados.

 

Além disso, o egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo tem as seguintes atribuições profissionais:

 

• Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos;

• Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos de ambientes;

• Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial;

• Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;

• Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais;

• Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto;

• Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações;

• Sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas;

• Instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo;

• Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços.

• Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável.

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniNorte garante aos alunos um aprendizado em que a teoria é aliada a prática. Com metodologias ativas em que o aluno é o protagonista do seu desenvolvimento acadêmico.

Assim como em outras profissões, o arquiteto está sempre se reinventando e ampliando seu leque de atuação. Hoje em dia, os arquitetos estão ocupando cargos públicos, elaborando projetos de planejamento urbano, participando de ONGs, abrindo escritórios e se fazendo notar nos mais diversos projetos voltados à ocupação do espaço físico. Parece interessante, não é mesmo?

Ao longo dos próximos tópicos, vamos conhecer um pouco do caminho trilhado pelo aluno que quer se transformar nesse profissional altamente detalhista e observador. Pronto para entender o que o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte tem a oferecer?

 

A profissão do arquiteto e urbanista

Com o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar com projetos e organizações de espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, o curso de Arquitetura e Urbanismo usa de conhecimentos científicos e técnicos para inserir as pessoas em espaços agradáveis e planejados. Isso considerando, claro, os impactos sociais e ambientais.

Essa é, portanto, uma profissão de vasto campo de atuação. O profissional é capaz de trabalhar desde a adequação da comunicação visual, o paisagismo e a iluminação até a restauração de edifícios, o planejamento urbano e o mapeamento de trânsito. Além disso, o arquiteto sai do curso apto a atender em escritório, lidando com uma demanda mais pontual, que envolve projetos residenciais e comerciais de diversas escalas e magnitudes.

Duração:  05 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Coordenador (a): Mauricio Rocha Carvalho

O curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte

Focado em formar profissionais completos e capazes de atuar em todas as áreas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UniNorte possui uma grade curricular que atende as necessidades do mercado. O ensino é voltado para o desenvolvimento das diversas competências previstas para cada área de atuação, além de desenvolver os atributos técnico e artísticos dos estudantes, com grande estímulo à criatividade e à capacidade de resolução de problemas, com o intuito de incrementar a qualidade de vida da sociedade que se beneficiará dos serviços prestados por esses profissionais.

Assim, além do trabalho focado nas ciências humanas e exatas, o investimento em trabalhos externos, feiras culturais, mostras e programas sociais colabora na formação de profissionais mais críticos e conscientes.

Corpo docente e grade curricular

Formado por mestres e especialistas ativos no mercado de trabalho, o corpo docente da UniNorte oferece ao estudante o contato com profissionais de diversas partes do Brasil e com experiências em todas as áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo.

A duração do curso é de 05 anos (10 semestres), com uma carga horária total de 3.600 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Supervisionados por professores orientadores, os trabalhos finais de graduação são realizados no último ano do curso, aliados a disciplinas de profunda complexidade que oferecem uma importante visão sistêmica da atividade profissional.

Infraestrutura e laboratórios

Instalado em uma região central, contando com vias de fácil acesso para todas as áreas da cidade, o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte funciona na Unidade 11, com infraestrutura dotada de laboratórios e salas especializadas.

  • Laboratório de Conforto Ambiental: visa instrumentar o estudante de arquitetura e urbanismo com os conhecimentos básicos relativos às diversas áreas do conforto no ambiente construído, através de estudos práticos e pesquisas, envolvendo os diversos aspectos do conforto ambiental térmico, acústico e luminico. Equipado com computador para o professor, data show, caixa de som, quadro branco, Heliodon, termômetro de bulbo seco, bússola, luxímetro.
  • Maquetaria: espaços destinados à produção de maquetes e de modelos. A sala é equipada com instrumentos auxiliares no desenvolvimento e na apresentação de projetos, data show, caixa de som e computador para o professor.
  • Laboratórios de Desenho: Salas de aula equipadas com pranchetas reclináveis, contendo réguas paralelas, para o aprendizado de desenho, data show, caixa de som e computador para o professor.
  • Laboratório de Materiais e Estrutura: o laboratório é compartilhado com o curso de Engenharia e tem como objetivo possibilitar ensaios tecnológicos de materiais, bem como de construção e estruturas. A sala possui computadores; Agitadores de Peneiras, Anel Dinamométrico de aferição de prensa, Aparelho aferidor de agulha, Aparelho de Vicat, Aparelho para medição de umidade, Argamassadeira, Balanças, Bandejas, Base Magnética, Bigorna, Célula de Carga, Cesto de Arame, Cilindros Hidráulicos, Colheres para Concreto, Compressômetro, Extensômetro, Compressor de Ar, Conjunto Agitador de Peneiras, Conjunto moto-bomba elétrica, Esclerômetro, estufas, Frasco de Chapman e Volumétrico, Funis Metálicos, Mesa para determinação da consistência da argamassa, Moldes para corpos de prova, Paquímetros, Prensa manual, Prensa Universal Hidráulica, Relógios comparadores mecânicos, Soquete normalizado para o ensaio de consistência e Tachos de alumínio.
  • Laboratório de Materiais de Construção: O laboratório é compartilhado com o curso de Engenharia. Tem como objetivo,realizar os seguintes ensaios: Ensaios para determinação de curvas granulométricas de agregados miúdos e graúdos. Ensaio de caracterização dos agregados miúdos e graúdos, ensaio de cimento: determinação da finura e tempo de pega. Ensaio axial de corpos de prova cilíndricos de concreto. Ensaio de resistência à tração em metais. Determinação da consistência do concreto (SLUMP TEST). Ensaio de concreto SCHMIDT (determinação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão). Ensaio Massa unitária. Ensaio Massa específica. Determinação da consistência do cimento. Teor de materiais pulverulentos e torrões de argila e matéria orgânica.
  • Ateliê: O ateliê de projetos é uma sala equipada com pranchetas para desenvolvimento de projetos de desenho e atividades complementares.

Apoio do Student Service

O aluno da UniNorte desde o início da graduação pode contar com o UniNorte Carreiras. Setor responsável por capacitar alunos para entrevistas, promover eventos de empregabilidade e auxiliar os estudantes em processos de estágio ou emprego.

O estudante que almeja ser um empreendedor pode contar com o apoio da Incubadora UniNorte Empreende. O espaço conta com mentoria para novos negócios, ecossistema empreendedor e incubação de projetos que podem ser empresas de sucesso.

Metodologia ativa

Para ajudar a moldar a postura profissional dos estudantes e criar uma cultura de questionamento e convívio social, a UniNorte está sempre produzindo mostras, exposições culturais e visitas técnicas que garantem experiências únicas aos alunos.

Visitas técnicas a construções, a diversidade de paisagens e também a empresas conceituadas na área também são importantes instrumentos de ampliação dos conhecimentos, com o objetivo de apresentar aos alunos como os conceitos teóricos apresentados em sala são aplicados no dia a dia.

1° PeríodoCarga Horária
Comunicação e Expressão60h
Desenho Artístico60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Geometria60h
Introdução a Arquitetura e Urbanismo40h
Legislação Urbana e Prática Profissional60h
2° PeríodoCarga Horária
Desenho de Perspectiva80h
Desenho Técnico e Arquitetônico60h
Estética60h
Introdução Ao Projeto Arquitetônico60h
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I (Pré-História Até a Baixa Idade Média)60h
3° PeríodoCarga Horária
Conforto Ambiental60h
História da Arquitetura e Urbanismo II (Pré-Cabralino Ao Período Colonial)60h
Maquetes60h
Materiais da Construção40h
Metodologia da Pesquisa60h
Projeto Auxiliado Por Computador 2D60h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo I60h
4° PeríodoCarga Horária
Acústica Arquitetônica60h
Ética e Cidadania60h
História da Arquitetura e Urbanismo III (Idade Moderna)60h
Matemática Aplicada a Arquitetura60h
Projeto Auxiliado Por Computador 3D60h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo II60h
Tópicos Integradores I (Arquitetura e Urbanismo)40h
5° PeríodoCarga Horária
Empreendedorismo60h
Ergonomia do Ambiente Construído40h
História da Arquitetura e Urbanismo IV (Neoclassicismo e Ecletismo)60h
Luminotécnica60h
Processos Construtivos60h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo III60h
Sistemas Estruturais I60h
6° PeríodoCarga Horária
História da Arquitetura e Urbanismo V (Idade Contemporânea)60h
Planejamento Urbano e Regional- Elementos Urbanos60h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV60h
Responsabilidade Socioambiental60h
Sistemas Estruturais II40h
Tópicos Integradores II (Arquitetura e Urbanismo)40h
Topografia60h
7° PeríodoCarga Horária
Arquitetura Sustentável40h
História da Arquitetura e Urbanismo VI (Pós-Modernismo e Contemporaneidade)60h
Planejamento Urbano e Regional – Dimensionamento60h
Projeto de Arquitetura de Interiores Residenciais60h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo V60h
Projeto de Instalações Elétricas60h
Sistemas Estruturais III60h
8° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado I (Arquitetura e Urbanismo)90h
Planejamento Urbano e Regional – Unidade de Vizinhança60h
Projeto de Arquitetura de Interiores Comerciais40h
Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI60h
Projeto de Instalações Hidrossanitárias40h
Projeto de Paisagismo I60h
Técnicas Retrospectivas I60h
9° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado II (Arquitetura e Urbanismo)90h
Geoprocessamento40h
Planejamento Urbano e Regional IV (o Município)60h
Projeto de Paisagismo II60h
Técnicas Retrospectivas II60h
Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo I30h
10° PeríodoCarga Horária
Gestão de Obras40h
Planejamento de Transportes Urbanos60h
Tópicos Integradores III (Aquitetura e Urbanismo)40h
Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo II60h
Disciplinas Optativas60h
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)60h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h