Home » Graduação » Cursos » Escola de Exatas » Ciência de Computação

Ciência de Computação

O bacharel em Ciência da Computação pode desempenhar os seguintes papéis:

Desenvolvedor de soluções computacionais: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, entre outros.

Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação: exercer funções como analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros;

Analista de Negócios: identificar oportunidades competitivas, a partir da aplicação de novas tecnologias, avaliando e identificando melhores práticas nos processos de negócio da empresa e do mercado; propor implementações para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos processos; dimensionar o impacto de alterações de negócio nos sistemas sob sua responsabilidade; apoiar a integração de sistemas e dados dentro de sua área e com as demais áreas e sustentar o cumprimento e disseminar os padrões corporativos de computação;

Profissional liberal: prestar consultoria no desenvolvimento de produtos na área de computação.

Pesquisador: desenvolver pesquisas científicas agindo como um agente transformador que cria novos paradigmas e desenvolve novas tecnologias na área de sistemas computacionais.

 

Estágio

No curso de Ciência da Computação na UniNorte, o estágio é obrigatório para os finalistas. Em casos de estágios remunerados, nossa instituição disponibiliza um setor específico para o assunto, que é o UniNorte Carreiras — que trabalha buscando vagas para os alunos.

Esse setor tem uma parceria com empresas sérias do Distrito Industrial e trabalha muito sob demanda. Isso quer dizer que, quando as empresas têm demandas, elas solicitam indicações de nossos alunos, de todos os cursos.

Já quando o estágio não é obrigatório e nem é remunerado, todo o trâmite é feito pela coordenação do curso. Aqui, temos uma série de contatos com empresas específicas do ramo, como a Paulo Feitosa, IMDP e Ocean da Sansumg. Por meio de tais parcerias, indicamos os alunos para estagiarem nesses empreendimentos.

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico e com presença digital crescente, cursar uma graduação na área de informática e tecnologia é um grande negócio. Com possibilidades de atuação direta no mercado ou trabalhando em pesquisas, o curso de Ciência de Computação na UniNorte oferece todas as condições para quem deseja ser um profissional de sucesso na área.

A graduação ofertada pela UniNorte — maior centro universitário do Norte — contempla atividades que visam a tornar o aluno da instituição capaz de analisar, projetar, desenvolver e manter qualquer tipo de sistema computacional para qualquer plataforma. Como exemplo, podemos citar as plataformas móveis, desktop, web e embarcadas.

O curso de Ciência de Computação na UniNorte é oferecido na modalidade bacharelado, com duração de 4 anos. Conheça agora outros pontos importantes e os diferenciais que essa graduação proporciona aos alunos!

Corpo docente

Composto por mestres e doutores, o corpo docente do curso de Ciência de Computação da UniNorte. São profissionais que têm grande expertise na área, aptos para transmitir todo o conhecimento necessário para uma carreira promissora.

Perfil do aluno do curso

O perfil do estudante do curso de Ciência de Computação abrange, basicamente, familiaridade com a área de exatas e grande desejo por conhecimentos tecnológicos. Na UniNorte, formamos profissionais para o mercado de trabalho ou para atuação em pesquisas na área.

Portanto, ao escolher o curso Ciência de Computação, é importante que o estudante tenha essas características, com muita curiosidade e vontade de trabalhar com tecnologia.

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Coordenador (a): Jessica Soares de Oliveira

 

Além de disponibilizar uma estrutura interna de qualidade, a UniNorte também oferece todo o apoio ao estudante em seus projetos externos. Como exemplos, temos o próprio UniNorte Carreiras, o UniNorte Empreende, que é uma incubadora de empresas; e o Inovatec, que são incubadoras e centros de desenvolvimento de startups que trabalham justamente com tecnologias.

Portanto, se o aluno tiver uma ideia inovadora e quiser empreender em cima disso, a UniNorte oferece todo o aporte, fornecendo espaço físico, equipamentos de informática e de escritório, secretária e programador, entre outras facilidades.

Viu só como são inúmeros os diferenciais do curso de Ciência de Computação na UniNorte? São fatores importantes e que precisam ser levados em conta na hora de escolher a sua graduação. Depois, é só aproveitar toda a estrutura da instituição, absorvendo o máximo de conhecimento, por meio de um corpo docente totalmente qualificado e apto para te deixar pronto para o mercado de trabalho.

Estrutura

Para que um estudante desenvolva todo o seu potencial e coloque em prática o conhecimento adquirido em aulas teóricas, é fundamental uma estrutura de qualidade. Na UniNorte, o aluno encontra tudo isso, podendo otimizar ainda mais o seu aprendizado.

No total, são 6 laboratórios, todos divididos entre as mais diversas áreas da computação. Portanto, o estudante tem à sua disposição laboratórios de programação básica, programação avançada, banco de dados de redes, sistemas embarcados distribuídos, entre outros.

Sem dúvida alguma, temos tudo o que você precisa para desenvolver suas habilidades e ingressar com destaque no mercado de trabalho.

Período Carga Horária
1° Período
MATEMÁTICA APLICADA 60h
GESTÃO DE TIMES – MÉTODOS ÁGEIS (GESTÃO ÁGIL
DE PROJETOS)
60h
DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO 40h
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 60h
SISTEMAS COMPUTACIONAIS 60h
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE 60h
LÓGICA MATEMÁTICA 40h
2° Período
UX/UI DESIGN 60h
PROGRAMAÇÃO – WEB CODING 60h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO 40h
ENGENHARIA DE SOFTWARE 60h
BANCO DE DADOS 60h
ESTRUTURA DE DADOS 40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO I
80h
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES 60h
3° Período
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS
INDIVIDUAIS
80h
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – WEB 60h
REDES DE COMPUTADORES 60h
SISTEMAS OPERACIONAIS 60h
DATABASE APPLICATION 60h
PROGRAMAÇÃO – MOBILE CODING 60h
ARQUITETURA DE SOFTWARE 40h
4° Período
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – MOBILE 60h
FRONT-END FRAMEWORKS 60h
BACK-END FRAMEWORKS 60h
CLOUD COMPUTING 60h
ESTÁTISTICA E PROBABILIDADE 60h
MATURIDADE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO II
80h
5° Período
STORYTELLING 40h
GAME ENGINE 60h
DESENVOLVIMENTO DE GAMES 60h
MACHINE LEARNING 40h
ENGENHARIA DE REQUISITOS 40h
DESIGN DE PERSONAGENS 60h
EMPREENDEDORISMO 60h
6° Período
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES 40h
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO 40h
SISTEMAS MULTIMIDIAS 40h
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS 60h
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS 60h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 40h
QUALIDADE DE SOFTWARE 40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO III
80h
OPTATIVA I 60h
7° Período
TESTE DE SOFTWARE 60h
INFRAESTRUTURA DE DATACENTERS 60h
TÓPICOS INTEGRADORES EM ENGENHARIA DA
COMPUTAÇÃO
60h
COMPILADORES 60h
METODOLOGIA DA PESQUISA 40h
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 60h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 40h
OPTATIVA II 60h
8° Período
TÓPICOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO
60h
DEVOPS TOOLS 60h
FÁBRICA DE SOFTWARE 60h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
DE EXTENSÃO IV
80h
OPTATIVA III 60h