Ciência de Computação
O bacharel em Ciência da Computação pode desempenhar os seguintes papéis:
Desenvolvedor de soluções computacionais: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, entre outros.
Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação: exercer funções como analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros;
Analista de Negócios: identificar oportunidades competitivas, a partir da aplicação de novas tecnologias, avaliando e identificando melhores práticas nos processos de negócio da empresa e do mercado; propor implementações para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos processos; dimensionar o impacto de alterações de negócio nos sistemas sob sua responsabilidade; apoiar a integração de sistemas e dados dentro de sua área e com as demais áreas e sustentar o cumprimento e disseminar os padrões corporativos de computação;
Profissional liberal: prestar consultoria no desenvolvimento de produtos na área de computação.
Pesquisador: desenvolver pesquisas científicas agindo como um agente transformador que cria novos paradigmas e desenvolve novas tecnologias na área de sistemas computacionais.
Estágio
No curso de Ciência da Computação na UniNorte, o estágio é obrigatório para os finalistas. Em casos de estágios remunerados, nossa instituição disponibiliza um setor específico para o assunto, que é o UniNorte Carreiras — que trabalha buscando vagas para os alunos.
Esse setor tem uma parceria com empresas sérias do Distrito Industrial e trabalha muito sob demanda. Isso quer dizer que, quando as empresas têm demandas, elas solicitam indicações de nossos alunos, de todos os cursos.
Já quando o estágio não é obrigatório e nem é remunerado, todo o trâmite é feito pela coordenação do curso. Aqui, temos uma série de contatos com empresas específicas do ramo, como a Paulo Feitosa, IMDP e Ocean da Sansumg. Por meio de tais parcerias, indicamos os alunos para estagiarem nesses empreendimentos.
Em um mundo cada vez mais tecnológico e com presença digital crescente, cursar uma graduação na área de informática e tecnologia é um grande negócio. Com possibilidades de atuação direta no mercado ou trabalhando em pesquisas, o curso de Ciência de Computação na UniNorte oferece todas as condições para quem deseja ser um profissional de sucesso na área.
A graduação ofertada pela UniNorte — maior centro universitário do Norte — contempla atividades que visam a tornar o aluno da instituição capaz de analisar, projetar, desenvolver e manter qualquer tipo de sistema computacional para qualquer plataforma. Como exemplo, podemos citar as plataformas móveis, desktop, web e embarcadas.
O curso de Ciência de Computação na UniNorte é oferecido na modalidade bacharelado, com duração de 4 anos. Conheça agora outros pontos importantes e os diferenciais que essa graduação proporciona aos alunos!
Corpo docente
Composto por mestres e doutores, o corpo docente do curso de Ciência de Computação da UniNorte. São profissionais que têm grande expertise na área, aptos para transmitir todo o conhecimento necessário para uma carreira promissora.
Perfil do aluno do curso
O perfil do estudante do curso de Ciência de Computação abrange, basicamente, familiaridade com a área de exatas e grande desejo por conhecimentos tecnológicos. Na UniNorte, formamos profissionais para o mercado de trabalho ou para atuação em pesquisas na área.
Portanto, ao escolher o curso Ciência de Computação, é importante que o estudante tenha essas características, com muita curiosidade e vontade de trabalhar com tecnologia.
Turnos oferecidos: Matutino e Noturno
Coordenador (a): Jessica Soares de Oliveira
Além de disponibilizar uma estrutura interna de qualidade, a UniNorte também oferece todo o apoio ao estudante em seus projetos externos. Como exemplos, temos o próprio UniNorte Carreiras, o UniNorte Empreende, que é uma incubadora de empresas; e o Inovatec, que são incubadoras e centros de desenvolvimento de startups que trabalham justamente com tecnologias.
Portanto, se o aluno tiver uma ideia inovadora e quiser empreender em cima disso, a UniNorte oferece todo o aporte, fornecendo espaço físico, equipamentos de informática e de escritório, secretária e programador, entre outras facilidades.
Viu só como são inúmeros os diferenciais do curso de Ciência de Computação na UniNorte? São fatores importantes e que precisam ser levados em conta na hora de escolher a sua graduação. Depois, é só aproveitar toda a estrutura da instituição, absorvendo o máximo de conhecimento, por meio de um corpo docente totalmente qualificado e apto para te deixar pronto para o mercado de trabalho.
Estrutura
Para que um estudante desenvolva todo o seu potencial e coloque em prática o conhecimento adquirido em aulas teóricas, é fundamental uma estrutura de qualidade. Na UniNorte, o aluno encontra tudo isso, podendo otimizar ainda mais o seu aprendizado.
No total, são 6 laboratórios, todos divididos entre as mais diversas áreas da computação. Portanto, o estudante tem à sua disposição laboratórios de programação básica, programação avançada, banco de dados de redes, sistemas embarcados distribuídos, entre outros.
Sem dúvida alguma, temos tudo o que você precisa para desenvolver suas habilidades e ingressar com destaque no mercado de trabalho.
Período | Carga Horária |
1° Período | |
MATEMÁTICA APLICADA | 60h |
GESTÃO DE TIMES – MÉTODOS ÁGEIS (GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS) | 60h |
DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO | 40h |
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | 60h |
SISTEMAS COMPUTACIONAIS | 60h |
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE | 60h |
LÓGICA MATEMÁTICA | 40h |
2° Período | |
UX/UI DESIGN | 60h |
PROGRAMAÇÃO – WEB CODING | 60h |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO | 40h |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 60h |
BANCO DE DADOS | 60h |
ESTRUTURA DE DADOS | 40h |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO I | 80h |
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES | 60h |
3° Período | |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS INDIVIDUAIS | 80h |
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – WEB | 60h |
REDES DE COMPUTADORES | 60h |
SISTEMAS OPERACIONAIS | 60h |
DATABASE APPLICATION | 60h |
PROGRAMAÇÃO – MOBILE CODING | 60h |
ARQUITETURA DE SOFTWARE | 40h |
4° Período | |
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – MOBILE | 60h |
FRONT-END FRAMEWORKS | 60h |
BACK-END FRAMEWORKS | 60h |
CLOUD COMPUTING | 60h |
ESTÁTISTICA E PROBABILIDADE | 60h |
MATURIDADE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 40h |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO II | 80h |
5° Período | |
STORYTELLING | 40h |
GAME ENGINE | 60h |
DESENVOLVIMENTO DE GAMES | 60h |
MACHINE LEARNING | 40h |
ENGENHARIA DE REQUISITOS | 40h |
DESIGN DE PERSONAGENS | 60h |
EMPREENDEDORISMO | 60h |
6° Período | |
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES | 40h |
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO | 40h |
SISTEMAS MULTIMIDIAS | 40h |
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS | 60h |
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS | 60h |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 40h |
QUALIDADE DE SOFTWARE | 40h |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO III | 80h |
OPTATIVA I | 60h |
7° Período | |
TESTE DE SOFTWARE | 60h |
INFRAESTRUTURA DE DATACENTERS | 60h |
TÓPICOS INTEGRADORES EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO | 60h |
COMPILADORES | 60h |
METODOLOGIA DA PESQUISA | 40h |
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 60h |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 40h |
OPTATIVA II | 60h |
8° Período | |
TÓPICOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 60h |
DEVOPS TOOLS | 60h |
FÁBRICA DE SOFTWARE | 60h |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO IV | 80h |
OPTATIVA III | 60h |