Home » Graduação » Cursos » Escola de Exatas » Ciência de Computação

Ciência de Computação

O bacharel em Ciência da Computação pode desempenhar os seguintes papéis:

Desenvolvedor de soluções computacionais: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, entre outros.

Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação: exercer funções como analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros;

Analista de Negócios: identificar oportunidades competitivas, a partir da aplicação de novas tecnologias, avaliando e identificando melhores práticas nos processos de negócio da empresa e do mercado; propor implementações para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos processos; dimensionar o impacto de alterações de negócio nos sistemas sob sua responsabilidade; apoiar a integração de sistemas e dados dentro de sua área e com as demais áreas e sustentar o cumprimento e disseminar os padrões corporativos de computação;

Profissional liberal: prestar consultoria no desenvolvimento de produtos na área de computação.

Pesquisador: desenvolver pesquisas científicas agindo como um agente transformador que cria novos paradigmas e desenvolve novas tecnologias na área de sistemas computacionais.

 

Estágio

No curso de Ciência da Computação na UniNorte, o estágio é obrigatório para os finalistas. Em casos de estágios remunerados, nossa instituição disponibiliza um setor específico para o assunto, que é o UniNorte Carreiras — que trabalha buscando vagas para os alunos.

Esse setor tem uma parceria com empresas sérias do Distrito Industrial e trabalha muito sob demanda. Isso quer dizer que, quando as empresas têm demandas, elas solicitam indicações de nossos alunos, de todos os cursos.

Já quando o estágio não é obrigatório e nem é remunerado, todo o trâmite é feito pela coordenação do curso. Aqui, temos uma série de contatos com empresas específicas do ramo, como a Paulo Feitosa, IMDP e Ocean da Sansumg. Por meio de tais parcerias, indicamos os alunos para estagiarem nesses empreendimentos.

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico e com presença digital crescente, cursar uma graduação na área de informática e tecnologia é um grande negócio. Com possibilidades de atuação direta no mercado ou trabalhando em pesquisas, o curso de Ciência de Computação na UniNorte oferece todas as condições para quem deseja ser um profissional de sucesso na área.

A graduação ofertada pela UniNorte — maior centro universitário do Norte — contempla atividades que visam a tornar o aluno da instituição capaz de analisar, projetar, desenvolver e manter qualquer tipo de sistema computacional para qualquer plataforma. Como exemplo, podemos citar as plataformas móveis, desktop, web e embarcadas.

O curso de Ciência de Computação na UniNorte é oferecido na modalidade bacharelado, com duração de 4 anos. Conheça agora outros pontos importantes e os diferenciais que essa graduação proporciona aos alunos!

Corpo docente

Composto por mestres e doutores, o corpo docente do curso de Ciência de Computação da UniNorte. São profissionais que têm grande expertise na área, aptos para transmitir todo o conhecimento necessário para uma carreira promissora.

Perfil do aluno do curso

O perfil do estudante do curso de Ciência de Computação abrange, basicamente, familiaridade com a área de exatas e grande desejo por conhecimentos tecnológicos. Na UniNorte, formamos profissionais para o mercado de trabalho ou para atuação em pesquisas na área.

Portanto, ao escolher o curso Ciência de Computação, é importante que o estudante tenha essas características, com muita curiosidade e vontade de trabalhar com tecnologia.

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Coordenador (a): Jessica Soares de Oliveira

 

Além de disponibilizar uma estrutura interna de qualidade, a UniNorte também oferece todo o apoio ao estudante em seus projetos externos. Como exemplos, temos o próprio UniNorte Carreiras, o UniNorte Empreende, que é uma incubadora de empresas; e o Inovatec, que são incubadoras e centros de desenvolvimento de startups que trabalham justamente com tecnologias.

Portanto, se o aluno tiver uma ideia inovadora e quiser empreender em cima disso, a UniNorte oferece todo o aporte, fornecendo espaço físico, equipamentos de informática e de escritório, secretária e programador, entre outras facilidades.

Viu só como são inúmeros os diferenciais do curso de Ciência de Computação na UniNorte? São fatores importantes e que precisam ser levados em conta na hora de escolher a sua graduação. Depois, é só aproveitar toda a estrutura da instituição, absorvendo o máximo de conhecimento, por meio de um corpo docente totalmente qualificado e apto para te deixar pronto para o mercado de trabalho.

Estrutura

Para que um estudante desenvolva todo o seu potencial e coloque em prática o conhecimento adquirido em aulas teóricas, é fundamental uma estrutura de qualidade. Na UniNorte, o aluno encontra tudo isso, podendo otimizar ainda mais o seu aprendizado.

No total, são 6 laboratórios, todos divididos entre as mais diversas áreas da computação. Portanto, o estudante tem à sua disposição laboratórios de programação básica, programação avançada, banco de dados de redes, sistemas embarcados distribuídos, entre outros.

Sem dúvida alguma, temos tudo o que você precisa para desenvolver suas habilidades e ingressar com destaque no mercado de trabalho.

PeríodoCarga Horária
1° Período
MATEMÁTICA APLICADA60h
GESTÃO DE TIMES – MÉTODOS ÁGEIS (GESTÃO ÁGIL
DE PROJETOS)
60h
DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO40h
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO60h
SISTEMAS COMPUTACIONAIS60h
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE60h
LÓGICA MATEMÁTICA40h
2° Período
UX/UI DESIGN60h
PROGRAMAÇÃO – WEB CODING60h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO40h
ENGENHARIA DE SOFTWARE60h
BANCO DE DADOS60h
ESTRUTURA DE DADOS40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO I
80h
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES60h
3° Período
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS
INDIVIDUAIS
80h
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – WEB60h
REDES DE COMPUTADORES60h
SISTEMAS OPERACIONAIS60h
DATABASE APPLICATION60h
PROGRAMAÇÃO – MOBILE CODING60h
ARQUITETURA DE SOFTWARE40h
4° Período
CÓDIGOS DE ALTA PERFORMANCE – MOBILE60h
FRONT-END FRAMEWORKS60h
BACK-END FRAMEWORKS60h
CLOUD COMPUTING60h
ESTÁTISTICA E PROBABILIDADE60h
MATURIDADE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO II
80h
5° Período
STORYTELLING40h
GAME ENGINE60h
DESENVOLVIMENTO DE GAMES60h
MACHINE LEARNING40h
ENGENHARIA DE REQUISITOS40h
DESIGN DE PERSONAGENS60h
EMPREENDEDORISMO60h
6° Período
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES40h
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO40h
SISTEMAS MULTIMIDIAS40h
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS60h
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS60h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I40h
QUALIDADE DE SOFTWARE40h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE
EXTENSÃO III
80h
OPTATIVA I60h
7° Período
TESTE DE SOFTWARE60h
INFRAESTRUTURA DE DATACENTERS60h
TÓPICOS INTEGRADORES EM ENGENHARIA DA
COMPUTAÇÃO
60h
COMPILADORES60h
METODOLOGIA DA PESQUISA40h
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO60h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II40h
OPTATIVA II60h
8° Período
TÓPICOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO
60h
DEVOPS TOOLS60h
FÁBRICA DE SOFTWARE60h
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
DE EXTENSÃO IV
80h
OPTATIVA III60h