O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade ou na área de marketing de empresas de vários ramos, ocupando cargos como de analista, coordenação, gerência ou direção. O Publicitário pode atuar também:
• Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
• Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
• Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
• Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
• Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
• Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
• Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
A graduação em Publicidade e Propaganda da UniNorte é direcionada à formação do profissional que vai atuar nas diversas atividades que utilizam a publicidade como dispositivo de desenvolvimento de organizações e da sociedade.
O curso prepara o profissional para a elaboração de estratégias de comunicação, por meio do desenvolvimento das competências como planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias e propagandísticas que vão envolver públicos, veículos e clientes. Disciplinas laboratoriais como fotografia, redação publicitária e desktop publishing, laboratório de rádio, TV e cinema e estratégia transmídia fornecem as técnicas de criação e produção.
Essa formação visa fortalecimento de uma marca ou empresa, comunicar produtos, ideias ou projetos, estudos de propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura comportamental, varejo, cultura digital, inovação e empreendedorismo.
Duração: 04 anos
Turnos oferecidos: Matutino e Noturno
Localização:
Coordenador (a): Prof. JONATHAN DAVI ALVES ALEIXO
| 1° Período | Carga Horária |
| Antropologia e Cultura | 60h |
| Comunicação e Expressão | 60h |
| Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade | 60h |
| Informática | 60h |
| Sociologia | 60h |
| Teorias da Comunicação | 60h |
| 2° Período | |
| Economia e Gestão | 60h |
| Fundamentos da Língua Portuguesa | 60h |
| Historia da Arte | 60h |
| Introdução À Publicidade e Propaganda | 60h |
| Psicologia | 40h |
| Teoria da Imagem | 60h |
| 3° Período | |
| Fundamentos de Redação Publicitária | 60h |
| Língua Portuguesa Aplicada | 60h |
| Marketing | 60h |
| Metodologia da Pesquisa | 60h |
| Técnicas de Comunicação Dirigida | 60h |
| Tópicos Integradores I (Publicidade e Propaganda) | 40h |
| 4° Período | |
| Criação Publicitária | 60h |
| Direção de Arte | 60h |
| Ética e Cidadania | 60h |
| Gestão de Marcas e Produtos | 60h |
| Linguagem Fotográfica | 60h |
| Semiótica | 60h |
| 5° Período | |
| Atendimento Publicitário | 60h |
| Comportamento do Consumidor | 60h |
| Empreendedorismo | 60h |
| Fotopublicidade | 60h |
| Mídia | 60h |
| Tópicos Integradores II (Publicidade e Propaganda) | 40h |
| 6° Período | |
| Produção Gráfica | 60h |
| Produção Publicitária em Rádio | 60h |
| Promoção de Vendas e Merchandising | 60h |
| Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira | 60h |
| Redação Publicitária Avançada | 60h |
| Responsabilidade Socioambiental | 60h |
| 7° Período | |
| Agência Laboratório | 60h |
| Comunicação e Hipermídia | 60h |
| Pesquisa de Mercado | 60h |
| Planejamento de Campanha | 60h |
| Produção Publicitária em Tv e Cinema | 60h |
| Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda I | 120h |
| Tópicos Integradores III (Publicidade e Propaganda) | 40h |
| 8° Período | |
| Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda | 60h |
| Novas Tecnologias em Comunicação | 60h |
| Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda II | 180h |
| Tópicos Integradores IV (Publicidade e Propaganda) | 40h |
| Disciplinas Optativas | |
| Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa) | 60h |
| Optativa I | 60h |
| Optativa II | 60h |
| Optativa III | 60h |
