O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade ou na área de marketing de empresas de vários ramos, ocupando cargos como de analista, coordenação, gerência ou direção. O Publicitário pode atuar também:
• Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
• Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
• Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
• Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
• Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
• Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
• Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
A graduação em Publicidade e Propaganda da UniNorte é direcionada à formação do profissional que vai atuar nas diversas atividades que utilizam a publicidade como dispositivo de desenvolvimento de organizações e da sociedade.
O curso prepara o profissional para a elaboração de estratégias de comunicação, por meio do desenvolvimento das competências como planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias e propagandísticas que vão envolver públicos, veículos e clientes. Disciplinas laboratoriais como fotografia, redação publicitária e desktop publishing, laboratório de rádio, TV e cinema e estratégia transmídia fornecem as técnicas de criação e produção.
Essa formação visa fortalecimento de uma marca ou empresa, comunicar produtos, ideias ou projetos, estudos de propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura comportamental, varejo, cultura digital, inovação e empreendedorismo.
Duração: 04 anos
Turnos oferecidos: Matutino e Noturno
Localização:
Coordenador (a): Prof. JONATHAN DAVI ALVES ALEIXO
1° Período | Carga Horária |
Antropologia e Cultura | 60h |
Comunicação e Expressão | 60h |
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade | 60h |
Informática | 60h |
Sociologia | 60h |
Teorias da Comunicação | 60h |
2° Período | |
Economia e Gestão | 60h |
Fundamentos da Língua Portuguesa | 60h |
Historia da Arte | 60h |
Introdução À Publicidade e Propaganda | 60h |
Psicologia | 40h |
Teoria da Imagem | 60h |
3° Período | |
Fundamentos de Redação Publicitária | 60h |
Língua Portuguesa Aplicada | 60h |
Marketing | 60h |
Metodologia da Pesquisa | 60h |
Técnicas de Comunicação Dirigida | 60h |
Tópicos Integradores I (Publicidade e Propaganda) | 40h |
4° Período | |
Criação Publicitária | 60h |
Direção de Arte | 60h |
Ética e Cidadania | 60h |
Gestão de Marcas e Produtos | 60h |
Linguagem Fotográfica | 60h |
Semiótica | 60h |
5° Período | |
Atendimento Publicitário | 60h |
Comportamento do Consumidor | 60h |
Empreendedorismo | 60h |
Fotopublicidade | 60h |
Mídia | 60h |
Tópicos Integradores II (Publicidade e Propaganda) | 40h |
6° Período | |
Produção Gráfica | 60h |
Produção Publicitária em Rádio | 60h |
Promoção de Vendas e Merchandising | 60h |
Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira | 60h |
Redação Publicitária Avançada | 60h |
Responsabilidade Socioambiental | 60h |
7° Período | |
Agência Laboratório | 60h |
Comunicação e Hipermídia | 60h |
Pesquisa de Mercado | 60h |
Planejamento de Campanha | 60h |
Produção Publicitária em Tv e Cinema | 60h |
Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda I | 120h |
Tópicos Integradores III (Publicidade e Propaganda) | 40h |
8° Período | |
Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda | 60h |
Novas Tecnologias em Comunicação | 60h |
Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda II | 180h |
Tópicos Integradores IV (Publicidade e Propaganda) | 40h |
Disciplinas Optativas | |
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa) | 60h |
Optativa I | 60h |
Optativa II | 60h |
Optativa III | 60h |