
Tecnologia em Gestão da Qualidade
O profissional de Gestão da Qualidade planeja, implementa e audita sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realiza mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade. Elabora e analisa documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas. Desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização. Mobiliza pessoas para agir com qualidade em todas as atividades corporativas. Gerencia e mantém o fluxo de informação e comunicação na empresa. Dissemina a cultura da qualidade e produtividade. Capacita pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade. Elabora ferramentas para minimizar a incidência de falhas. Elabora e gerencia estratégias para obtenção de certificações. Desenvolve programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Campo de atuação
Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Ocupações CBO associadas
1421-05 – Gerente de sistemas e métodos administrativos.
1421-20 – Tecnólogo em gestão administrativo- financeira.
2521-05 – Administrador
O curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade da UniNorte tem por objetivo formar profissionais para atuação na gestão da qualidade nos mais diversos segmentos da economia, desenvolvendo a avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis.
PORTARIA N 092 (15 06 2012) – RECONHECER O CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE
RE N 09 2006 – IMPLANTAR O CURSO DE TEC EM GESTÃO DE QUALIDADE
Duração: 02 anos
Turnos oferecidos: Matutino e Noturno
Coordenador (a): Ednelza Freitas da Silva
Período | Carga Horária |
1° Período | |
Comunicação e Expressão | 60h |
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade | 60h |
Economia e Mercado Global | 60h |
Fundamentos Contábeis | 60h |
Teorias da Administração | 60h |
2° Período | |
Direito Empresarial | 60h |
Estratégias de Gestão e Organização Empresarial | 60h |
Evolução do Pensamento em Administração | 60h |
Ferramentas da Qualidade | 60h |
Gestão da Qualidade | 60h |
Processo Decisório | 60h |
Tópicos Integradores I (Gestão da Qualidade) | 60h |
3° Período | |
Auditoria da Qualidade | 60h |
Empreendedorismo | 60h |
Ética e Cidadania | 60h |
Fundamentos de Estatística | 60h |
Gestão de Projetos | 60h |
Meio Ambiente e Qualidade de Vida | 60h |
Prevenção e Tratamento de Não Conformidades | 80h |
4° Período | |
Gerenciamento de Perigos e Riscos a Saúde (Gprs) | 60h |
Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais | 60h |
Liderança e Desenvolvimento de Equipes | 60h |
Metrologia e Normatização | 80h |
Psicologia e Comportamento nas Organizações | 60h |
Responsabilidade Socioambiental | 80h |
Tópicos Integradores II (Gestão da Qualidade) | 60h |