GRUPO DE PESQUISA DA UNINORTE PUBLICA ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA DE CLASSIFICAÇÃO A NA CAPES

  • Compartilhar
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 às 10h21

Foi publicado este mês, na revista científica International Jounal of Development Research (IJDR), o artigo de classificação A na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), “Desenvolvimento Web e Aplicação de Métodos Estatísticos para Mensuração da Qualidade de Software do Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Manaus-Amazonas”, escrito pelo grupo de Pesquisa UNITECH, em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

O sistema de informação foi elaborado no laboratório de informática da Unidade 11, da Escola de Engenharia, Arquitetura e T.I da UniNorte, sob supervisão técnica da Profa. Dra. Mônica Queiroz. Todos os requisitos funcionais e necessários para o desenvolvimento do produto de software, foram obtidos por meio de reuniões que ocorreram no Distrito de Saúde Sul da SEMSA, sob supervisão do pesquisador João Oliveira.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Enf. MSc. Gilmara Rocha, o PSE foi instituído com o objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, focando no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Contudo, os acessos às informações produzidas por este programa apresentavam obstáculos devido à falta de disponibilidade, centralização e organização.

O PSE foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, entre Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O programa recebe recursos financeiros através do Ministério da Saúde, compondo o bloco de financiamento da atenção básica.

Segundo o coordenador do grupo de Pesquisa, professor e pesquisador mestre João Carlos Silva de Oliveira, o estudo foi motivado pela necessidade em compreender os desafios da gestão pública e utilizar a tecnologia da informação para solucionar problemas e otimizar processos.

“O PSE traz consigo indicadores que são parâmetros qualificados ou quantificados para detalhar em qual medida os objetivos foram alcançados, porém o trabalho manual retarda a elaboração de intervenções políticas e práticas profissionais que visam o fortalecimento de fatores de proteção decisivos no desenvolvimento do processo saúde/doença do estudante. ” Destacou o professor.

O pesquisador salienta ainda que este é primeiro artigo internacional publicado em português. “Resolvemos publicar no idioma português propositalmente, visando utilizar o artigo como base para apresentação de seminários e aulas sobre metodologia e pesquisa científica em nossa Instituição.”

Tendo ciência da problemática, o grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Sistemas web e Aplicações móveis (UNITECH), vem atuando no sentindo de consolidar informações dos indicadores do PSE através de relatórios gerados por um sistema de informação.

Segundo o estudante Lukas Cavalcante, os membros do grupo de pesquisa puderam aplicar todo o conhecimento adquirido em âmbito acadêmico na pesquisa através da utilização prática de técnicas avançadas de engenharia de software e programação, além de ampliar o escopo de conhecimento sobre o universo das publicações.

A coordenadora da pasta técnica do programa informou ainda que o módulo do sistema web, quando implantado, poderá viabilizar a integração entre os profissionais da secretaria municipal de saúde (SEMSA) e secretaria municipal de educação (SEMED), assegurando a qualidade e acelerando o processo de atendimento e tratamento ao estudante.

As linhas de pesquisa do grupo são:

Para conhecer o artigo publicado acesse: http://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/17276_0.pdf