Jornalista egresso da UniNorte lança seu 5º livro em Manaus

  • Compartilhar
Sexta-feira, 06 de dezembro de 2013 às 18h45

O jornalista, fotógrafo, escritor e egresso da UniNorte, Mário Bentes,  lança o  livro A terra por onde caminho, sua quinta obra literária, no sábado, 07, às 20h30, na Megastore da Saraiva, no Manauara Shopping, em uma sessão de autógrafos. A obra foi lançada recentemente em São Paulo, onde o autor reside atualmente.

Mário conta que o livro é uma releitura de ficção (no gênero realismo mágico) de passagens bíblicas que tratam sobre a morte. “É ficção porque o personagem é inserido onde ele não consta na Bíblia, salvo algumas exceções, como a última das pragas do Egito. Essa fusão, releitura e ficção têm como objetivo mostrar que as discrepâncias entre o Deus misericordioso do Novo Testamento e o facínora do Antigo Testamento são, na verdade, uma única face: o homem mata e legitima a morte de inocentes em nome de preceitos metafísicos nos quais acredita. E muitas vezes impõe tais preceitos aos outros”. O anjo Uriel, que é o principal personagem do romance e é o ‘anjo da morte’, pode ser representado como a voz da razão humana ao se questionar a respeito de algumas mortes, mesmo ele sendo o anjo assassino. E que representa dois lados do ser humano, o racional e o emocional.

O autor diz que as inspirações para o livros são muitas, vão de jogos de RPG de temáticas obscuras, músicas como “Eu nasci há dez mil anos atrás” de Raul Seixas, até estudos e livros acadêmicos teológicos e outros não acadêmicos e, também, os contos bíblicos. Mário conta que já leu a bíblia três vezes. Ele faz questão de ressaltar que a sua obra é um trabalho literário de ficção e que, necessariamente, não precisa ser fiel à realidade.

Mario Bentes é amazonense e egresso da UniNorte e diz que sua passagem pela faculdade teve grande influência no modo como vê as coisas hoje em dia. “Acredito que minha passagem pela academia, sobretudo por meio do contato com a experiência de excelentes professores, moldou muito da minha visão política de mundo, perspectivas essas que também me ajudaram a nortear o ponto de vista do meu personagem, o anjo da morte, sobre a própria vida”.

O livro é uma produção independente e foi publicado pela editora Schoba. Está dividido em 40 capítulos e toda trama é contada por Uriel, o anjo da morte nomeado por Deus. Mário Bentes é autor de mais quatro livros.