Lixeira falante é desenvolvida por alunos de Ciência da Computação

  • Compartilhar
Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 às 14h54

lixeira falante

Os finalistas do curso de Ciência da Computação da UniNorte, Alailson Roberto, Alessandre Lopes, Débora Mesquita, Giliane Almeida e Patrícia Rêgo desenvolveram uma “Lixeira falante”. O objetivo do projeto é apresentar uma lixeira que reproduz mensagens educativas, promovendo a conscientização de que o lixo necessita ser jogado no local correto.

A ideia da lixeira partiu da coordenara do curso, Áurea Melo, que incentivou os alunos a aplicarem os conhecimentos de programação a favor da sustentabilidade.

De acordo com a aluna Débora, o conceito principal do projeto é ajudar na limpeza da cidade. “Juntamos nossos conhecimentos técnicos e colocamos em prática no projeto. Nossa intenção é usar a lixeira interativa para conscientizar os alunos da UniNorte”, afirmou.

Toda vez que alguém jogar um papel ou resíduo dentro da lixeira ela interage com a pessoa através de mensagens como: volte sempre, lixo é no lixo e a natureza agradece.

O plano dos finalistas é adaptar na lixeira mais sensores e desenvolver um aplicativo que possa controlar pelo celular o funcionamento dela. “A pessoa chamaria a lixeira por um aplicativo. Mas precisamos de parcerias, pois os materiais são caros e muitos não são encontrados em Manaus”, finaliza.