Marcos Pontes fala sobre carreira para mais de 1,5 mil pessoas na UniNorte

  • Compartilhar
Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014 às 20h34

Na noite desta quinta-feira, 14.08, a UniNorte realizou mais um evento em comemoração aos 20 anos da instituição e o convidado da vez foi o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que falou sobre o tema “Planejamento de carreira”. O evento contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas entre alunos, professores e convidados.

A palestra começou às 19h30 com o presidente da UniNorte, Milton Camargo, que divulgou dados sobre a atuação de alunos formados na instituição de acordo com pesquisas. Milton destacou que, cerca de 80% desses egressos estão no mercado de trabalho atuando em empresas ou à frente de negócios próprios.

Logo em seguida, Marcos Pontes subiu ao palco para falar de suas experiências profissionais e compartilhar algumas lições de vida. Pontes sempre sonhou ser astronauta, mas no início de sua carreira teve de enfrentar grandes desafios já que em sua época, ninguém acreditava que seria possível alcançar esse objetivo.

“Não importa os sonhos que você tenha e por mais impossível que pareçam, sempre deixe a porta aberta para eles”, ressaltou.
Além de muita dedicação, esforço e empenho, um dos conselhos do astronauta foi o de não dar atenção às críticas, pois essas atitudes são de pessoas que têm medo de enfrentar desafios.

“Quando você começar a se destacar na carreira, você vai receber muitas críticas por parte daqueles que tem medo, que não arriscam e não tem coragem. Alguém já viu uma estátua ser erguida para um crítico? É difícil, mas nunca conseguiremos satisfazer todo mundo. Então faça aquilo que você tem quer fazer e não ligue para os outros”, afirmou Marcos.

Marcos lembrou que por onde passou ouviu as pessoas se lamentarem pelo fato de não terem oportunidades para alcançar o sucesso.
“Às vezes as oportunidades estão ali e por medo, as pessoas não conseguem enxergar. Elas não caem do céu, você as cria, as constrói. Se você trabalha com prazer pode ter certeza que muitas portas se abrirão”, esclareceu Marcos sobre as oportunidades que teve na vida.

O astronauta destacou também a importância de conciliar trabalho e família, além do sacrifício feito para realizar seu sonho e o da nação brasileira, já que havia se tornado o primeiro tripulante sul-americano a embarcar numa missão espacial, em 2006.