Marinete mostra que a idade não é empecilho para realizar um sonho

  • Compartilhar
Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017 às 18h03

aluna-marinete-uninorte

A estudante do 8º período do curso de Psicologia da UniNorte, Marinete Leite, 59, e também egressa de Serviço Social pela instituição, conta como é realizar o sonho de cursar a área que sempre sonhou.

Antes de fazer a faculdade, Marinete teve que enfrentar desafios que não imaginava. “Voltei para a sala de aula com mais de 40 anos, porque tinha vergonha de dizer que só tinha o Ensino Fundamental e as pessoas sempre me viram com grande potencial. Algo foi me incomodando, até que resolvi fazer o EJA. Após concluir, pensei que já fosse o suficiente, porque trabalho com alta costura desde os meus 12 anos e gosto do que faço”, afirmou.

No entanto, a jornada da aluna ainda não poderia parar por aí. Com a insistência da filha, Marinete fez a prova do vestibular. “Minha filha mais velha me disse: mãe você pode fazer uma faculdade! Eu ainda a enrolei, mas até que depois de muita insistência fui aprovada para Serviço Social”.

A vontade de cursar Serviço Social nasceu na estudante depois de fazer algumas viagens com o marido e ver a necessidade dos ribeirinhos. “Eu queria ajudar aquelas pessoas e não sabia como. Porém, quando estava no 3º período, algo me fazia pensar muito em Psicologia, então questionei uma professora se o curso tinha a ver com Psicologia e ela me respondeu que não. Como não gosto de deixar nada pela metade finalizei Serviço Social”.

Após a primeira graduação a acadêmica começou uma Pós-Graduação que tinha muitos conceitos que ela não conhecia. Foi aí que o desejo de fazer Psicologia aumentou mais ainda. Depois de cinco anos de formada, a aluna realizou o vestibular mais uma vez e foi contemplada com uma bolsa de 50%. “Entrei na Psicologia em 2014 e além de ter conseguido uma bolsa, também pude financiar o restante da faculdade com o Fies. Lembro que no primeiro dia de aula pensei nos mais cinco anos em que ficaria dentro de uma sala. Me deu um pânico e liguei para o meu marido, e ele me fez voltar para a sala. Quando você quer algo, tem que envolver a emoção, se você a envolve, vai dar certo!”, destacou.

A aluna relata que quando começou a estudar encontrou uma senhora de 85 anos que lhe questionou sobre estar estudando com idade que ela tinha. “A senhora perguntou para mim: por que você não estudou quando você era nova? Eu respondi: digamos que eu viva até a mesma idade que a senhora? O que eu vou fazer com todos esses anos que ainda tenho? Eu amo meus netos, mas eu sempre busco coisas novas! Por isso, vou chegar lá e quando chegar, vou continuar porque a estrada do conhecimento não tem fim”.

Marinete ainda disse que a psicologia é apaixonante e com certeza é tudo que ela quer. “Meu objetivo é desenvolver o meu lado da gestão, porque eu quero a abertura de novas possibilidades. Além disso, quero abrir a minha clínica e ainda me tornar coaching. Na verdade, eu ainda quero ser muita coisa”, finalizou.