Núcleo Apex na UniNorte promoveu oficina para empresários

  • Compartilhar
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 às 14h13

oficina-apex-uninorte-8

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) realizou ontem, 16.08, uma oficina para empresários do estado sobre “Desenvolvimento de produtos para o comércio internacional”. A capacitação teve como objetivo preparar as empresas amazonenses que pretendem exportar ou que já estão inseridas no contexto e querem aumentar a presença no mercado internacional. A oficina foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), com a participação de cerca de 30 empresários.

O Núcleo do PEIEX no Amazonas funciona na Unidade 6 da UniNorte. A meta do programa é qualificar 146 empresas do estado para atuar no comércio internacional até 2019. Atualmente, 68 empresas já estão cadastradas e recebendo acompanhamento do programa, que inclui atendimento personalizado e preparação das empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza regularmente.

oficina-apex-uninorte-4

O professor que ministrou a oficina, o doutor e mestre em Engenharia da Produção, Antônio Carlos Tonini, disse que o evento é o primeiro passo para quem deseja elaborar um plano de negócio para a exportação. Ele explica que, durante a oficina, os empresários foram desafiados a pensar sobre a imagem que querem que o mercado internacional tenha sobre o produto que fabricam. “Durante todo o dia foi enfatizado muito a importância de conhecerem todas as características do produto e do mercado, antes de iniciar a exportação. O objetivo é fazer com que entendam a necessidade do planejamento, para alcançar esse mercado”, frisou.

Antônio Tonini ressalta que os empresários vão poder participar de outras ações de capacitação promovidas pelo PEIEX, que permitirão a eles conhecer e se preparar para atender ao mercado internacional.

A diretora administrativa da empresa Complevida Produtos Naturais, Graça Santos, que participou da oficina, destacou a importância da capacitação. A empresa dela faz parte do PEIEX e está recebendo acompanhamento para iniciar a exportação dos produtos. “A Complevida já está no mercado local há 9 anos e agora queremos dar o primeiro passo para exportar. Os produtos da empresa já chegaram a outros países, mas por meio dos turistas que chegam ao estado. Agora, queremos fazer isso de forma contínua e o apoio no planejamento desse novo objetivo é primordial”, disse.