Pedala Manaus é destaque em prêmio da Laureate

  • Compartilhar
Terça-feira, 24 de Junho de 2014 às 19h54

Pedala Manus 42 IMG_5097

Professora Lanny Uchôa.

O projeto “Pedala Manaus”, que conta com a contribuição da professora Lanny Uchôa e do estudante Mayk Silva Ferreira, ambos do curso de Administração do Centro Universitário do Norte (UniNorte), foi selecionado entre os melhores projetos do Here For Good 2014, prêmio promovido pela Laureate International Universities, desde 2012 em suas mais de 75 instituições de ensino distribuídas por 29 países. A iniciativa visa estimular e apoiar estudantes e professores da rede que tenham criado ou que atuem em projetos socioeconômicos em seus países.

Mayk Ferreira e Lanny Uchôa inscreveram o projeto ao perceberem que seus objetivos se enquadravam nos critérios do Here For Good. O Pedala Manaus é uma iniciativa que reúne voluntários para promover e incentivar o uso da bicicleta pelas ruas da cidade e que tem conseguido grandes resultados.

Pedala Manaus 36 IMG_5090

Aluno Mayk Ferreira.

A ação também inclui aulas para mais de mil professores do ensino fundamental sobre mobilidade por bicicleta: a bicicleta como meio de transporte – e não apenas uma opção de lazer. O movimento já possui cerca de 4.000 adeptos e inspirou a formação de mais de 40 grupos de ciclistas tanto em Manaus quanto nas cidades próximas.

Os dois se integraram ao projeto, que existe desde 2010, e ajudaram a ampliar suas ações, sempre com foco na mobilidade urbana. “Quando conheci o Pedala Manaus, entendi que poderíamos ir além. Pensei: Eu vou mudar a minha cidade para melhor”, diz Mayk Ferreira, que hoje utiliza a bicicleta para ir desde a faculdade até o trabalho e se transformou em um grande multiplicador do movimento.

A professora Lanny Uchôa chama atenção para a formação do movimento em favor do ciclismo como mobilidade urbana. Por meio da ação com professores de escolas públicas, ela acredita poder chegar aos jovens e aumentar o número de defensores da causa. “Há alguns anos, as pessoas achavam que eu era louca. Hoje, o projeto está cada vez mais forte”, ressalta.

Conheça esses e outros projetos selecionados acessando http://laureatehereforgood.net/

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO HERE FOR GOOD
O Here For Good é uma ação da Laureate International que fomenta e apoia projetos que contribuam para melhoria econômica e social do entorno das instituições da rede. As iniciativas buscam minimizar efeitos de problemas comuns em muitas partes do planeta: fome, falta de moradia e recuperação de florestas, entre outros.

O grande vencedor desta edição do Here For Good foi um projeto desenvolvido pelos estudantes Ana Loayza e Mauricio Gilbonio, da Universidade Peruana de Ciências, do Peru. Eles receberam dez mil dólares para serem aplicados no Projeto Puno, iniciativa que constrói casas com tijolos tradicionais peruanos equipados com estufas em substituição às tradicionais cabanas de barro improvisadas da Província de Puno. As estufas, além de aquecerem o ambiente, permitem aos moradores de baixa renda cultivar frutas frescas e, com isso, diversificar a dieta quase toda a base de carne. Cada moradia é equipada com chuveiros e sua construção custa cerca de mil dólares.

“Ana e Maurício, assim como todas as pessoas que inscreveram seus projetos no Here For Good representam os melhores atributos da Rede Laureate”, afirma Douglas L. Becker, CEO da Laureate International Universities.

O outro projeto brasileiro homenageado é na área de saúde e se destina a melhorar a recuperação de pacientes transplantados. Chamada de PROTransplante, a iniciativa apoiada por Maurício Galvão, professor de medicina da Universidade Potiguar (UnP), de Natal (RN), já aumentou a qualidade de vida de mais de 100 pessoas. A ONG oferece atendimento a essas pessoas e quem faz esse trabalho são voluntários que oferecem apoio psicológico, serviços de enfermagem e fisioterapia. A atuação da PROTransplante também inclui ações educacionais que buscam incentivar e esclarecer dúvidas sobre o transplante de órgão no Brasil.

“Ver dois projetos brasileiros selecionados entre os melhores do mundo   demonstra, além do alinhamento com nossa filosofia, como nossos estudantes e professores estão atentos aos desafios sociais e econômicos do país e, mais do que isso, mostra que eles estão buscando soluções para um Brasil melhor”, diz José Loureiro, CEO da Laureate Brasil.