Prevenção à surdez: cuidado com a audição começa no fonoaudiólogo

  • Compartilhar
Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021 às 12h58

Créditos: Freepik

Especialista explica como acontece a perda auditiva e dá orientações para evitá-la

Em 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos das doenças auditivas. Estima-se que 5% da população brasileira tenha algum problema relacionado à surdez, por isso é importante que as pessoas estejam atentas para a saúde dos ouvidos.

De acordo com a fonoaudióloga e professora da UNINORTE – Centro Universitário do Norte, Aline Assi, a surdez é o nome popular dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. Essa deficiência auditiva pode apresentar vários, tipos, graus, presente desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida.

“Existem vários fatores que provocam a surdez, como a hereditariedade, o nascimento prematuro, infecções e até o uso incorreto de fones de ouvido. Mas é uma patologia que tem tratamento que pode ser iniciado logo após os exames comprobatórios”, afirma a fonoaudióloga.

O fonoaudiólogo é capacitado para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva. Junto ao otorrinolaringologista, deve ser procurado ao primeiro sinal de alteração na audição.

“O cuidado com a audição deve ser diário. Não colocar objetos no ouvido, evitar sons altos, principalmente vindo do fone de ouvido, utilizar os EPIs corretamente em trabalhos com ruído intenso são algumas das precauções, mas nada substitui a avaliação de um profissional de saúde. Procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista se perceber alguma mudança e siga as recomendações”, orienta Aline.

Atendimento gratuito

A Clínica-escola de Fonoaudiologia da UNINORTE funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. No espaço, são realizados exames de meatoscopia, audiometria tonal e vocal, timpanometria e teste da orelhinha, entre outros. Para marcar uma consulta, basta agendar pelo telefone (92) 3212-5140. A clínica fica na Rua Jonathas Pedrosa, 1122, Praça 14.