Curso de Logística realiza o primeiro trabalho do projeto: Logística Reversa & Solidariedade

  • Compartilhar
Segunda-feira, 25 de Abril de 2016 às 13h42

PROJETO LOGÍSTICA zn2

O curso de Logística realizou, no dia 14 de abril, o primeiro trabalho do projeto Logística Reversa & Solidariedade, executado no porto da Ceasa. Houve coleta de frutas e verduras que alguns dos feirantes doaram para a turma.

O professor do curso Carlos Henrique explica como foi a realização da coleta e a distribuição dos alimentos.

“Tivemos a parceria das empresas Ecomix e Mesa Brasil-SESC. Os beneficiários dessa primeira coleta moram no bairro Nova Floresta. A princípio escolhemos 15 famílias para serem beneficiadas, pois ainda não tínhamos uma estimativa do volume que seria coletado, assim o líder da comunidade Sr. José Paulo nos indicou quem eram as famílias mais necessitadas. No final, conseguimos entregar para 29 famílias”.

Uma das participantes do projeto, a aluna Ana Mendonça, reparte um pouco da sua experiência vivida durante a ação.

“Tivemos bons resultados e a turma se envolveu com o trabalho fazendo a coleta, distribuição e triagem dos alimentos. Essa experiência contribuiu ainda mais para os nossos conhecimentos, pois conseguimos ter nesse 1º período a noção de como é o processo logístico para a promoção de alguma atividade e, até mesmo, dentro de uma empresa. Deixo meu agradecimento aos professores Carlos Henrique e Sônia por terem conduzido tão bem seus alunos nessa fase de aprendizado”.

 

Sobre o Projeto

O projeto surgiu da proposta de realização de uma atividade interdisciplinar da turma de quarto período do curso de Logística (LSN04S1). O professor Carlos Henrique, da disciplina Logística Reversa, propôs a realização de um projeto que pudesse transformar o desperdício de alimentos em reaproveitamento para pessoas carentes.

Diante do cenário comum de alto índice de perda de alimentos no trajeto entre produtor e consumidor final, Carlos Henrique viu a possibilidade de ação social de seus alunos em um projeto que também envolvesse a mobilização social.

Assim, a operação do projeto consistirá na avaliação e aproveitamento dos produtos descartados. Após coleta e triagem, os alimentos serão encaminhados a famílias, entidades, associações. Todos esses segmentos deverão passar por um processo de pré-cadastramento.