Saiba como foi feita a estruturação do Hospital Escola Veterinário da UniNorte

  • Compartilhar
Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 às 15h50

O Hospital Escola Veterinário da UniNorte já está funcionando para atendimento ao público, para que o hospital tivesse estrutura para atender a todas as demandas necessárias a Arquiteta responsável pelo projeto, Bruna do Carmo, desenvolveu um projeto que integrasse todas as atividades que serão realizadas nas dependências do hospital, sempre seguindo todas as normas exigidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O Hospital Escola Veterinário da UniNorte contempla 36 ambientes que foram estruturados conforme fluxo de arquitetura hospitalar, iniciando na área de atendimento, logo após estão as áreas de tratamento e imagens, finalizando na área cirúrgica, além do prédio anexo com as áreas de apoio e serviço como Laboratório Clínico e Fisioterapia.

Ficando estruturado da seguinte forma:

– Área de atendimento: recepção e dois consultórios;
– Área de tratamento: Fisioterapia, Internação com isolamento, área de observação e tratamento para cães, área de observação e tratamento de felinos e animais silvestres;
– Área cirúrgica: dois centros cirúrgicos amplos e modernos totalmente equipados e área de preparo e recuperação anestésica.
– Área de diagnóstico por imagem: Radiologia e ultrassonografia;
– Área de apoio: Laboratório Clínico, Lavanderia, Necrópsia, preparo de alimentos dos animais, esterilização de materiais, expurgo, depósito de instrumentos, copa para funcionários, banheiros acessíveis, depósito de resíduos sólidos de saúde, conforto médico e almoxarifado.

Segundo a arquiteta Bruna do Carmo, a construção do Hospital Escola Veterinário foi um grande desafio devido aos desníveis naturais do terreno que foram contornados com as rampas e uma opção de escada, também foram incluídas as sinalizações como mapa tátil, piso tátil, placas em Braille, prezando sempre pelo uso da edificação por todas as pessoas de forma autônoma e segura que é o principal conceito de acessibilidade.

O projeto prezou também pela preservação, a área externa contemplava três árvores já localizadas no terreno e que foram mantidas com intuito de criar uma área sombreada de descanso e passeio para os animais na prática da fisioterapia bem como espera de atendimento.

A infraestrutura conta com iluminação em LED, gás GLP encanado, ETE e o gerador para todos os serviços de forma a suportar o funcionamento 24 horas.

Todo o projeto foi pensado para atender com excelência aos animais e seus tutores, pensando sempre no bem-estar de todos.