Saiba como ver as notas do Enem

  • Compartilhar
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 às 09h44

nota_enem_uninorte3

 

Você fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Inep divulgou as notas e agora você não sabe ao certo onde consultar e como usar a sua nota do Enem? Então esta notícia foi feita para você. Veja abaixo algumas questões e como esclarecê-las.

 

A nota do Enem é composta pelas seguintes provas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Redação. Veja como acessar suas notas. Só no Amazonas foram mais de 212 mil candidatos inscritos. As provas foram realizadas ano passado, mas o resultado só foi divulgado no dia 18 de janeiro deste ano.

check

Como posso ver as notas do Enem?

Você precisa acessar o endereço http://enem.inep.gov.br/participante e digitar seu CPF. Há também um aplicativo oficial do Enem que você pode baixar e acessar os resultados.

 

calculator_enem

Como é feito o cálculo das notas?

O cálculo das notas do Enem é bem diferente de uma prova tradicional de vestibular. O Inep, que organiza o exame, usa uma metodologia especial, a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). O que isso significa?

Nesse modelo estatístico, o valor de cada uma das questões varia de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Os itens que os estudantes acertarem mais serão considerados fáceis e, por essa razão, valerão menos pontos na composição da nota final.

Já os itens com menor número de acertos por parte dos estudantes serão considerados difíceis e, por essa lógica, valerão mais pontos. É por isso que é muito comum dois participantes acertarem o mesmo número de itens, mas terem médias finais diferentes no Enem.

Ou seja, o valor de cada item deverá variar de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.

No geral, você pode encontrar uma média simples somando as notas das quatro provas mais a redação. O resultado você divide o resultado por cinco.

Exemplo: (700 + 780 + 720 + 840 + 700) / 5 = 748

Mas você terá de consultar no site de cada instituição pública os pesos para cada prova, conforme o curso escolhido.

ok

Como saber se fui bem na prova?

Isto varia de acordo com o desempenho geral de todos os candidatos ou a maior nota alcançada pelos candidatos. A média geral dos exames costuma ser próxima de 500 pontos. Se você está acima desta nota, considere-se com bom desempenho. Mas lembre-se que você vai depender dos pesos que as universidades vão dar para cada prova de acordo com cada curso.

Veja a pergunta abaixo.

ver_nota_enem_uninorte

Onde eu posso usar a minha nota do Enem?

SISU: este é o Sistema Unificado do Governo Federal. O candidato interessado em fazer faculdade em universidades públicas se inscreve, de 24 a 27 de janeiro de 2017, no site do Inep (http://sisu.mec.gov.br/), escolhendo a universidade que tem interesse em estudar. No Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) permite o ingresso de novos alunos a partir do SISU.
Para participar, não há uma média mínima, mas cada instituição estipula uma norta de corte em cada curso. Importante: você não pode ter zerado na redação. Se zerou, nem adianta se inscrever.

 

PROUNI: este programa concede bolsas integrais e parciais em universidades privadas. O processo de seleção é feito pelo Inep e só podem participar quem fez o último Enem e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco teste, sem ter zerado na redação.

 

FIES: o Fies, como o nome diz, é um financiamento estudantil. O candidato não recebe bolsas de estudo, mas é aprovado para financiar as mensalidades de uma faculdade particular. Quem pode participar? Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e se tiverem alcançado média de 450 pontos nas cinco notas do Enem, sem obter nota zero nas redações.

 

UNINORTE: a UniNorte aceita a nota do Enem como processo seletivo. Isto significa que o candidato interessado não precisa fazer o vestibular da instituição, basta ter conseguido nota a partir de 450 pontos e não ter zerado na redação. Se você fez menos de 350, precisará fazer o Vestibular Agendado.

O valor da bolsa de estudo para quem ingressar com a nota do Enem na UniNorte é de acordo com a sua nota. Como se trata de processo seletivo, só é válido para quem ainda não é aluno da instituição.

botao_bolsa_enem2