UNINORTE apoia projeto “Shamar” em prol das mulheres vítimas de violência
Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025 às 10h51Iniciativa do Ministério da Justiça foi lançada na sexta-feira (1º), com programação especial e participação de profissionais da Instituição de Ensino Superior
Na última sexta-feira (1º), representantes da UNINORTE participaram do lançamento oficial do projeto “Shamar”, uma iniciativa do Ministério da Justiça voltada à proteção e promoção dos direitos de populações vulneráveis, com foco especial nas mulheres vítimas de violência. O evento ocorreu na Praça de São Sebastião, no Centro de Manaus, e integrou as ações do movimento Agosto Lilás.
Durante a cerimônia, houve um momento simbólico marcante: a iluminação do icônico Teatro Amazonas com a cor lilás, simbolizando o compromisso coletivo com o enfrentamento da violência contra a mulher. A ação visou não apenas mobilizar a sociedade, mas também dar visibilidade ao problema da violência de gênero, ainda tão presente no cotidiano de milhares de brasileiras.
A UNINORTE foi convidada para ser uma das apoiadoras do projeto e contribui ativamente por meio da participação de seus professores em uma série de palestras educativas. Os temas abordados são voltados à conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, uma contribuição direta da Instituição de Ensino Superior (IES) ao debate público e à formação cidadã.
A coordenadora do curso de Direito da UNINORTE, Jane Assef, destacou a importância da IES integrar ações como essa. “É fundamental estar presente nesse tipo de iniciativa porque esse é um tema que está em pauta e ganhando cada vez mais espaço na sociedade. A nossa Instituição não apoia qualquer forma de violência e ter a oportunidade de conscientizar o público feminino por meio de palestras informativas é de extrema importância. Esse tipo de trabalho tem um impacto direto na transformação social”, afirmou.
A Operação Shamar será desenvolvida em todo o país por meio de ações preventivas e repressivas que visam combater, de forma efetiva, os casos de violência de gênero, promovendo segurança, acolhimento e informação. Com sua participação, a UNINORTE reafirma seu papel como agente transformador na sociedade, comprometida com os direitos humanos, a justiça e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.