UniNorte atende mais de 5 mil pessoas no Global Days
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2014 às 16h26
Com o objetivo de estimular o trabalho voluntário e a responsabilidade social, o Centro Universitário do Norte (UniNorte) realizou de 03 a 09 de novembro o Global Days of Service, projeto promovido pela Laureate International Universities, em todas as suas instituições da rede.
Alunos e professores atuaram como voluntários na promoção de diversas atividades e serviços como aconselhamento jurídico, abraços solidários, brincadeiras, clubes de leitura, oficinas sobre resíduos, dicas de cuidados com a saúde, doações, revitalização de abrigos e muito mais.
O curso de Direito começou a programação distribuindo abraços solidários em shoppings, fóruns, tribunais e unidades da UniNorte, além de ações voltadas para crianças no Parque Jefferson Peres. Os alunos visitaram 15 locais na cidade de Manaus e a Comunidade do Livramento.
No dia 08.11, o curso de Pedagogia realizou mais uma edição do Projeto Universidade na Comunidade. O curso de Administração marcou presença no Parque Jefferson Peres com campanhas de conscientização, Clube da Leitura Cecília Meireles, peças teatrais e até um show musical com o Projeto Talento Universitário.
Cerca de 100 pessoas participaram da oficina de resíduos sólidos e geração de renda da turma de Serviço Social. Junto com a comunidade, eles desenvolveram atividades de formação sociopolítica para as mulheres moradoras do Parque Residencial Manaus. Alunos de Gestão da Qualidade levaram diversão à criançada usando massas de modelar para criar objetos e bonecos.
A turma de Nutrição tirou algumas dúvidas dos alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no Centro de Manaus, de como ter uma alimentação saudável. Já a turma de Biomedicina realizou uma blitz de orientação sobre Infarto do Miocárdio, as formas de prevenção e o tratamento adequado. Já os futuros fonoaudiólogos sensibilizaram a população para falar de um assunto sério que eram os tipos de cânceres de laringe e seus impactos na voz. Após as orientações, foram feitas avaliações audiológicas.
Como forma de divulgar os pontos turísticos do Amazonas, a turma de Turismo criou o Tabuleiro Turístico. Por meio de um dado enumerado de 1 a 4, o participante respondia as perguntas sorteadas e, em caso de acerto, avançava no tabuleiro realizando a tarefa solicitada em uma das casas. Outra novidade da turma foi o City Tour, com tradução em braile, para os alunos da escola para surdos, Frei Silvio Vagheggi.
O abrigo Família do Amazonas, no Lírio do Vale, recebeu os alunos dos cursos de Design, Química e Engenharia Mecânica com o objetivo de transformarem alguns espaços. Os alunos de Contabilidade (Flex) e Serviço Social desenvolveram também ações de sensibilização, entregando mudas de plantas em várias partes da cidade.
Além dessa ação, os alunos de Flex e Gex realizaram uma ação solidária na Fundação Dr. Thomas, com a doação de leite, materiais de higiene, distribuição de alimentos, além de apresentações musicais para os idosos.
A Casa Mamãe Margarida Manaus contou com a colaboração dos alunos do curso de Ciências Contábeis em jogos e brincadeiras que contagiaram a criançada. A Casa Vhida e o Gacc também receberam a visita dos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação.
Os cursos da Escola de Licenciaturas também levaram ao Parque Residencial Manaus (Prosamim) fantoches, experimentos químicos, clubes de leitura, jogos matemáticos e esportes. As turmas de História e Geografia visitaram a Casa Vida e fizeram oficinas de reciclagem de jornal, teatro e musicalidade.
Paralelamente a todas essas atividades, o projeto “Parada Limpa, esse papel também é seu”, dos cursos de Gestão da Qualidade e Marketing, tomou conta da Avenida Getúlio Vargas e das paradas de ônibus. Alunos e professores revitalizaram as paradas de ônibus, onde passam 44 linhas do transporte coletivo de Manaus.
Clique aqui e confira galeria de fotos do evento.