UNINORTE da Djalma Batista realiza reflexão profunda sobre o combate ao racismo

  • Compartilhar
Segunda-feira, 31 de Março de 2025 às 13h40

Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa com alunos e professores, que abordaram temas relacionados ao assunto

Em 21 de março, o mundo se mobiliza em torno do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. E a UNINORTE Djalma Batista promoveu, na última sexta (28), uma roda de conversa sobre o impacto do racismo em nossa sociedade. O evento foi uma oportunidade de ouvir, dialogar e compreender as diversas formas de discriminação racial que ainda persistem, além de reforçar a importância da luta contínua por igualdade e respeito.
O encontro foi organizado pelos cursos de Direito, Engenharias, Tecnologia e Saúde. O objetivo foi proporcionar um espaço para que alunos e professores refletissem sobre o combate ao racismo e, ao mesmo tempo, se engajassem ativamente nessa causa social tão urgente.
O racismo é um problema global que afeta milhões de pessoas, especialmente negros e afrodescendentes, e perpetua desigualdades históricas em diversas esferas da sociedade, como na educação, no mercado de trabalho, no acesso à saúde e aos direitos fundamentais. Para a professora do curso de Tecnologia da UNINORTE, Dioneide Sales, a conscientização e a promoção da educação antirracista são fundamentais para mudanças significativas ocorrerem.
“Mais do que uma data no calendário, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é uma oportunidade para refletirmos sobre o que estamos fazendo e combater o racismo em suas diversas formas. É essencial todos participarem dessa luta e terem a educação como principal aliada”, afirmou.
Diversas ações podem ser adotadas para combater o racismo, tanto em nível individual quanto coletivo. O evento destacou algumas delas, como educação antirracista, campanhas de conscientização, políticas de ação afirmativa, fortalecimento da legislação, diversidade e representatividade, combate ao racismo estrutural e denunciar e intervir em situações de preconceito.