UniNorte e Apex-Brasil lançaram o núcleo do Programa de Exportação no Estado

  • Compartilhar
Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017 às 14h57

uninorte-e-apex-7

A UniNorte e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram ontem, 15.08, no Auditório da FIEAM, o núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no Amazonas. Até 2019, o programa, tem como objetivo principal preparar as pequenas e médias empresas para o comércio internacional.

Atualmente, 68 empresas já estão cadastradas e recebendo acompanhamento do programa. Entre elas está a Truda Kimonos, especializada na confecção de roupas para luta e que faz parte do PEIEX há cerca de seis meses. O diretor comercial da empresa, Alexandre Gomes, diz que o programa oferece a oportunidade de expandir o conhecimento sobre o mercado e como atuar para atender a demanda existente. “Sem a preparação e orientação da equipe do programa, a exportação dos produtos da Truda Kimonos seria algo que não faríamos nesse momento”, declarou.

Segundo ele, a expectativa é que nos próximos meses a empresa passe a exportar kimonos para países da América do Norte e da Europa. “O programa nos possibilitou fazer um estudo de mercado e conhecer quais os países que melhor vão receber o tipo de produto que é fabricado pela empresa e qual a necessidade de cada mercado”, destacou.

Alexandre explica que essa avaliação do mercado ajudou a empresa a identificar o produto que teria maior aceitação em outros países, como é o caso do Kimono pré-encolhido, aquele que se adequa à altura e estrutura corporal do usuário.

uninorte-e-apex-4

Outra empresa integrante do programa é BDS – Bicho de Seda Uniformes Profissionais. A companhia, que já vende os produtos para o mercado brasileiro e exporta com regularidade para a Jamaica e Suriname, pretende aumentar a presença no mercado externo e, para isso, conta com o apoio do PEIEX.

De acordo com o gerente de projetos da Apex-Brasil, Paulo Roberto da Silva, no ano passado o programa apoiou cerca de 13 mil empresas. Destas, apenas 33 eram do Amazonas. O lançamento do PEIEX no estado apresenta-se como uma oportunidade para ampliar a participação das empresas locais no mercado internacional. Setores como cosméticos, biojóias e fitoterápicos possuem grande potencial na região, mas ainda não se fazem presentes no mercado internacional, afirma Paulo.

Mercado de trabalho – O reitor da UniNorte, Geraldo Harb, ressaltou a importância do núcleo do PEIEX ser instalado dentro de uma instituição de ensino superior e afirmou que as metodologias da instituição têm incentivado fortemente o empreendedorismo entre os alunos. De acordo com ele, o PEIEX vem para somar a todas as iniciativas que a UniNorte já executa, no sentido de formar profissionais capazes de atender o mercado em todas as áreas, contribuindo com o crescimento da região e do país.

uninorte-e-apex-3

O PEIEX já é executado em 16 estados, com o apoio de parceiros, e em Manaus possui sede na Unidade 6 da UniNorte, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza regularmente.

A Apex-Brasil executa o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa e operacionaliza 39 núcleos, que congregam os profissionais especializados, localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No biênio 2017/2018, a meta de atendimento nacional é de 3.500 empresas.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Confira mais fotos, clique aqui.