UniNorte e Cáritas Arquidiocesana de Manaus firmam parceria

  • Compartilhar
Terça-feira, 23 de Outubro de 2018 às 17h20

Foi assinado hoje o Termo de Parceria do UniNorte com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, que tem o foco em atender as pessoas em situação de refúgio provenientes da República Bolivariana da Venezuela e que estão na cidade de Manaus.

Desde o ano passado, o Núcleo de Direitos Humanos, que funciona no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e envolve estudantes de Direito, Relações Internacionais e Serviço Social, monitora a situação do grande fluxo migratório e as necessidades especiais deste enorme contingente humano, em sua parcela que aporta em nossa localidade.

No início, foram identificadas demandas jurídicas e legais, que são atendidas pela equipe de advogados e estagiários do NPJ. Outras necessidades surgiram no curso das ações, como o enfrentamento da barreira linguística e o conhecimento de como funcionam as instituições brasileiras. Assim, somaram-se ao esforço de integração social dos venezuelanos, o curso de Letras, com a prestação de aulas de português, Pedagogia, com atenção às crianças, e ainda o curso de Administração, com oficinas de empreendedorismo. O curso de Recursos Humanos ministrará orientações de empregabilidade e de formatação de currículos.

O Prof. Carlos Barros, Coordenador do NPJ, destaca que as ações visam a conquista da cidadania, dignidade da pessoa humana, e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, que são fundamentos da República Federativa do Brasil. “Quando há a integração plena na sociedade de alguém em situação de refúgio proveniente da Venezuela, não é apenas um benefício ao refugiado. Há um ganho para toda a sociedade. O trabalho e as riquezas que esta pessoa gera são partilhadas por todos. Há talentos e novos olhares que podem muito ajudar ao desenvolvimento local, de forma que ajudar no caminho desta pessoa, é ajudar a nós mesmos. ”