UNINORTE e SES-AM homenageiam profissionais da linha de frente da Covid-19

  • Compartilhar
Terça-feira, 27 de Abril de 2021 às 17h44

Cerimônia reconheceu o trabalho de 86 profissionais da saúde e voluntários da pandemia

Nesta terça-feira, 20, a UNINORTE – Centro Universitário do Norte, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), prestou honras ao trabalho de 86 profissionais da saúde e voluntários da linha de frente do combate à Covid-19 no Amazonas. Os homenageados receberam a Medalha Anjos, de reconhecimento à atuação na pandemia.

O evento contou com a presença do titular da SES-AM, Marcellus Campêlo, e do secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, além da coordenadora de Responsabilidade Social da UNINORTE, Gilmara Teles. A reitora do Centro Universitário, Nilzete Santiago, presidiu a cerimônia.

Médicos, enfermeiros, auxiliares, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da rede de saúde foram indicados pela SES para receber a honraria. Também foram reconhecidos os profissionais e acadêmicos voluntários do projeto Universidade do Bem, da UNINORTE, que prestaram assistência psicossocial nas unidades de saúde de Manaus em janeiro de 2021.

Em sua fala, Nilzete Santiago destacou o compromisso dos homenageados na luta pela saúde e vida da população. “A UNINORTE realizou diversas ações de apoio nessa pandemia, mas nenhuma delas seria tão significativa se não servissem de suporte para um trabalho maior, que é o dos profissionais da saúde e dos voluntários da linha de frente da Covid-19. Vocês atuam diariamente com bravura, compromisso e ética nas unidades de saúde, salvando vidas e amenizando as perdas que enfrentamos”, disse a reitora.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, elogiou a iniciativa da UNINORTE e relembrou a atuação da Instituição na pandemia, que inclui a doação de insumos alimentícios e hospitalares para instituições sociais e abertura para treinamento de profissionais da saúde, ainda em 2020. “Ficamos muito felizes por esse gesto da UNINORTE, que comprova o compromisso com a sociedade do Amazonas e sua força junto a nossa rede. É bastante significativo vindo desta que é uma grande instituição de formação dos profissionais de saúde”, declarou o titular.

Um dos homenageados foi o servidor do Hospital João Lúcio, Alberto Valente Maia. Emocionado, ele agradeceu o reconhecimento e relembrou de um dos momentos mais marcantes do trabalho na pandemia. “Agradeço porque o reconhecimento do nosso trabalho ainda é muito difícil. É o reconhecimento do esforço que fizemos para conseguir cilindros de oxigênio naquele período terrível, que tivemos que carregar nas costas, e cada um deles que conseguimos levar desesperados para os leitos, imaginávamos que estávamos tentando salvar um familiar nosso. Teve dias doloridos, com vontade de chorar, mas o desejo de superar esse momento é maior. Eu acredito que vamos juntos vencer a pandemia”, disse.

A Medalha ‘Anjos’ faz parte da Agenda Positiva Manaus, projeto de Responsabilidade Social do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINORTE, para ampliar e fortalecer os vínculos da Instituição de Ensino com a comunidade manauara.