UNINORTE levou alunos de Medicina Veterinária para aula de campo com cães do Exército

  • Compartilhar
Terça-feira, 20 de Junho de 2023 às 14h39

Além de proporcionar conhecimento, experiência mostrou novas possibilidades de atuação profissional aos estudantes

O UNINORTE – Centro Universitário do Norte levou duas turmas do curso de Medicina Veterinária para conferir de perto o treinamento dos cães de guerra feito pelo 7º Batalhão de Polícia do Exército (7º BPE). Na experiência, os alunos assistiram as técnicas empregadas para ensinar os animais a nadar, conhecimento necessário tanto para os adestradores quanto para os cães em missões na Amazônia.

A aula prática ocorreu no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). Na ocasião, os recrutas do Estágio de Adestrador de Cães de Guerra e os animais treinaram natação e como chegar em terra firme em segurança. Os alunos da UNINORTE puderam conferir como é a atuação do médico veterinário dentro do Exército Brasileiro.

“O intuito desta atividade prática é observar e estudar a seleção do melhoramento animal, ou seja, a genética dos cães, nestas atividades militares. Os animais que têm velocidade e força, por exemplo, possuem uma genética privilegiada que os tornam aptos para o trabalho. Por meio dessa visita, nossos alunos viram na prática como esses conceitos são empregados”, explicou a professora Roseneide Moreira, que ministra a disciplina Melhoramento Animal.

“Foi uma experiência excelente porque vimos mais uma área que podemos escolher para atuar como médicos veterinários. O cuidado e a estrutura montada para atender os animais e os estagiários também foi interessante”, comentou a estudante do 7º período, Renata Cristina.

A iniciativa da aula prática faz parte do Ser Experience da UNINORTE, projeto da metodologia Ubíqua, que proporciona experiências imersivas e conectadas de aprendizagem para a melhor formação dos alunos.