UNINORTE participa de seminário sobre o Prosamim III

  • Compartilhar
Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021 às 09h39

Instituição de ensino é parceira do projeto e já realizou centenas de ações sociais para a população dos igarapés de Manaus

O UNINORTE – Centro Universitário do Norte foi uma das instituições convidadas a participar do Seminário de Encerramento da Fase III do Prosamim, promovido nos dias 6 e 7 de outubro pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O evento apresentou os resultados do programa que beneficia a população que vive no entorno dos igarapés da capital. A UNINORTE é parceira histórica do projeto e vem realizando, desde 2002, ações sociais em prol dos moradores dessas localidades.

A atuação do Centro Universitário é anterior à implementação do Prosamim, que iniciou em 2003. Como recorda a coordenadora do curso de Serviço Social da UNINORTE, Francenilda Gualberto, a instituição trabalha com projetos quando a área ainda sofria com problemas de infraestrutura e saneamento básico.

“Quando ainda não existia o programa, a localidade era alagadiça, as casas de palafita em situações adversas que ocasionavam uma série de problemas socioambientais para as famílias que ali viviam. Desde essa época, nós já desenvolvíamos um conjunto de ações sociais para o fortalecimento das lideranças, saúde e educação ambiental”, relata a docente.

Entre as centenas de ações realizadas, estão orientações e atendimentos em educação, empreendedorismo, direitos sociais e de habitação, saúde bucal, saúde da mulher e organização social. “A história de parceria com as lideranças da localidade e depois com a UGPE vêm até os dias atuais, com o objetivo de fortalecer a comunidade e garantir a qualidade de vida da população que ali reside. Isso também beneficia os alunos envolvidos, que aprendem na prática a elaborar e executar projetos de intervenção junto à comunidade”, completa Francenilda.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, reafirma a importância da parceria com a UNINORTE para o sucesso do programa. “As famílias precisam ser fortalecidas para manter-se naquela área após o reassentamento. A parceria com a UNINORTE se reflete nisso, como apoio fundamental do trabalho social e ambiental junto às famílias que precisam de capacitação para aumentar a renda e permanecerem nas novas moradias. É uma troca institucional muito rica que beneficia a população da área”, finaliza.

Durante o seminário, a UNINORTE apresentou os serviços que disponibiliza para o bem-estar e desenvolvimento da comunidade.