UNINORTE sedia oficina de qualificação para inserção do Implante Subdérmico na APS

  • Compartilhar
Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025 às 13h56

Evento capacitou profissionais para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração no SUS
O UNINORTE – Centro Universitário do Norte sediou, no dia 4 de novembro, a 1ª oficina de qualificação para inserção do Implante Subdérmico de Etonogestrel (Implanon) na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento, realizado no campus Djalma Batista, reuniu 70 profissionais de saúde de diversos municípios do Amazonas. O objetivo foi qualificar equipes para a implementação da tecnologia no âmbito do SUS, promovendo o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e fortalecendo as ações de planejamento familiar e saúde reprodutiva.
Participaram representantes de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Iranduba, Maués, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Manicoré, assim como professores dos cursos de Saúde da UNINORTE. Cada município contou com três vagas destinadas a um coordenador(a) da Saúde da Mulher ou da Atenção Básica, um enfermeiro(a) e um médico(a) atuantes na APS.
A programação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, os participantes acompanharam o alinhamento teórico e conceitual, abordando temas como direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos disponíveis no SUS e o manejo clínico do implante contraceptivo liberador de etonogestrel 68mg, com orientações sobre intercorrências e seguimento pós-inserção. No período da tarde, a oficina teve um caráter prático e operacional, com atividades simuladas utilizando kits de inserção, além do planejamento das próximas etapas de implementação estadual, fortalecendo o compromisso dos profissionais com a continuidade da política pública.
A diretora da UNINORTE, campus Djalma Batista, Jéssica Oliveira, destacou a importância de sediar um evento com tamanha relevância social e científica. “É uma grande satisfação ser o espaço escolhido para promover uma ação responsável por impactar diretamente na saúde e no bem-estar das mulheres amazonenses. Acreditamos no poder transformador da educação e da qualificação profissional, especialmente quando se trata de temas que ampliam o acesso à saúde e promovem a autonomia reprodutiva”, afirmou.
Já para a secretária de Políticas Públicas de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Diana Carla Pinto Lima, esta qualificação foi de grande relevância para todos os participantes. “Agradecemos esta parceria com a UNINORTE, que é colaboradora e sempre está presente nas nossas ações de saúde. Além disso, nos ajuda a melhorar o acesso e a qualificação dos nossos servidores do Sistema Único de Saúde”.
Com o compromisso de formar profissionais preparados e socialmente responsáveis, a UNINORTE reforça, mais uma vez, seu papel como parceira estratégica na construção de políticas públicas de saúde. Essa é uma forma de contribuir para os desenvolvimentos humano e social em todo o estado do Amazonas.