UniNorte sedia pela primeira vez Prêmio Laureate Brasil

  • Compartilhar
Sexta-feira, 04 de Novembro de 2016 às 15h24

premio-laureate

A UniNorte será sede, pela primeira vez, da 9ª edição do Prêmio Laureate Brasil. A cerimônia será no dia 10 de novembro, no Teatro UniNorte, com a presença dos 11 selecionados quer irão integrar a rede global de jovens empreendedores sociais.

Dois dos ganhadores do Prêmio Laureate Brasil são da Região Norte, sendo um deles amazonense: o especialista em Gestão de Pessoas, Alan Delon da Silva Linhares, com o projeto Manaus Mais Verde que realiza a conscientização pela proteção ambiental no Amazonas, com ações e parcerias para o engajamento e união da população. O objetivo é minimizar os danos causados pela ação humana na natureza.

Do Pará, Maickson dos Santos Serrão criou o aplicativo Embarcar, uma solução na plataforma mobile para disponibilizar informações sobre como chegar às comunidades e cidades na margem dos rios, divulgando os barcos disponíveis. Agora, o objetivo é possibilitar também a venda de passagens e ampliar o uso do app para a Pan Amazônia.

A rede conta com alunos de diversos países, que por meio do programa YouthActionNet, da International Youth Foundation poderão elaborar seus planos e atividades empreendedoras.

premio-laureate

Confira mais fotos, clique aqui.

Além de participarem da solenidade, os jovens empreendedores ganham um curso de capacitação de Empreendedorismo Social e um prêmio em dinheiro para ser usado como investimento em seu projeto. Eles estarão em Manaus a partir do dia 07 de novembro, participando de uma intensa agenda de treinamentos e networking, culminando com a cerimônia de premiação, no dia 10.

O reitor Geraldo Harb explica que “o prêmio busca reconhecer os jovens empreendedores sociais que estão empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam”.

Nove anos de histórias de sucesso – O Prêmio Laureate Brasil Jovens Empreendedores Sociais 2016 também é uma oportunidade para contar as histórias de jovens que se destacaram nas edições anteriores e que continuam, através do Global Fellows e da YouthActionNet®, a ampliar seus projetos sociais. Desde a primeira edição e agora, mais de 130 jovens já tiveram seus projetos reconhecidos e apoiados através da premiação.

Foi o que aconteceu com a finalista da Edição 2015, Monique Evelle. A baiana, que criou o Projeto Desabafo Social para transformar a realidade de jovens negros através de ações estruturadas e intencionais na área dos Direitos Humanos da Infância e Juventude, Comunicação e Educação, é um desses exemplos. Criado em 2011, o projeto saltou de 57 para 92 voluntários e hoje já possui uma sede, além de oferecer consultoria em Direitos Humanos para instituições de ensino. Além disso, em parceria com a Unifacs, que disponibiliza sua estrutura, a jovem está consolidando os cursos de formação que oferece.

Outro destaque de edições anteriores que segue crescendo a passos largos é o Projeto 4you2, desenvolvido pelo jovem paulistano Gustavo Fugas, finalista em 2014, que oferece cursos de idioma a preços acessíveis para pessoas carentes. Fundado em 2012, o projeto de Gustavo é hoje um destaque no país, que já contabiliza mais de 2 mil alunos e 50 voluntários. Segundo ele, o projeto de capacitação, focado na sustentabilidade do negócio, associado à sua inserção no Global Fellows, do qual foi um dos vencedores em 2015, foi outro diferencial da premiação.

“Eu soube aproveitar bem o contato com outros jovens finalistas do meu ano, com os quais acabei desenvolvendo projetos em conjunto, além da conexão mundial oferecida pelo Global Fellows, e que me aproximou de gente bacana e que está se desenvolvendo com o mesmo propósito que eu”.

Sobre o Prêmio Laureate Brasil Jovens Empreendedores Sociais 2016 

A cerimônia de entrega do Prêmio Laureate Brasil Jovens Empreendedores Sociais será realizada este ano em Manaus, no Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate. A premiação marca o encerramento de uma série de atividades online e presenciais, que incluem um curso de empreendedorismo social.

Os jovens finalistas recebem uma premiação de US$2mil para aplicar nos seus programas. Ao longo dos cinco dias de atividades intensas, têm também a oportunidade de debater e aperfeiçoar suas iniciativas, com o apoio de outros finalistas, de representantes da Laureate e da International Youth Fundation (IYF), parceira da Laureate na premiação, e responsável pela rede mundial de empreendedorismo social juvenil, YouthActionNet®.

“Com esse prêmio, fortalecemos o papel dos jovens como agentes de transformação, reforçando o seu protagonismo na solução de problemas sociais e ambientais do nosso país. Dessa forma, um dos grandes diferenciais do Prêmio Laureate Brasil é que, além de identificar jovens que possuem projetos de empreendedorismo social diferenciados, oferecemos capacitação para ajuda-los a ampliar o impacto que suas ações podem gerar nas comunidades”, ressalta o CEO da Laureate Brasil, José Loureiro.

Participam do prêmio quatro programas ligados a instituições de ensino da Laureate: no Sudeste, o programa Iniciativa Jovem, coordenado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM); no Nordeste, o programa Jovem Iniciativa, coordenado pelas Universidades Potiguar (UnP), de Natal, e Unifacs, de Salvador; e no Norte, o programa Jovens Empreendedores, da UniNorte.