Universidade do Bem oferece atenção psicossocial para famílias de pacientes de Covid-19

  • Compartilhar
Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021 às 13h53

Em Manaus, Universidade do Bem já realizou mais de 1 mil atendimentos para acompanhantes e familiares

Ter um ente querido internado com Covid-19 é uma fonte de preocupação e angústia para os familiares, que muitas vezes acampam em frente às unidades de saúde à espera de notícias. Com o objetivo de dar acolhimento e facilitar o fluxo de informações sobre os pacientes, o projeto Universidade do Bem instalou tendas solidárias com atendimento psicossocial para familiares e acompanhantes de internados com Covid-19 em Manaus.

O Universidade do Bem é uma iniciativa solidária do grupo Ser Educacional, mantenedor da UniNorte – Centro Universitário do Norte. Diante da crise sanitária em Manaus, o projeto lançou uma série de ações emergenciais, como doação de insumos, casa de apoio, atendimento psicossocial, orientações de saúde com profissionais de enfermagem e fisioterapia, entre outros. Só nas tendas solidárias, já foram realizados mais de 1 mil atendimentos e a distribuição de mais de 800 lanches para a população.

As tendas estão instaladas nos SPA do Coroado, Alvorada, São Raimundo, José Lins e Hospital 28 de Agosto. Nos locais, profissionais da UniNorte e voluntários atuam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h . Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da UniNorte, Gilmara Teles, o objetivo é oferecer um local de acolhimento para esse público e desaglomerar as entradas das unidades de saúde.

“Nesse espaço, o familiar recebe informações sobre o quadro de saúde de seu parente, tira dúvidas, recebe um lanche e ainda faz um cadastro para receber atualizações do quadro de saúde por telefone, sem precisar sair de casa até o hospital. Assim, nós damos a atenção que esse familiar precisa e diminuímos a aglomeração e os riscos de transmissão de Covid na porta dos hospitais”, diz a coordenadora.

Uma das pessoas atendidas foi Anália Cristina, que está com a tia internada no SPA são Raimundo. “Os voluntários da UniNorte foram muito acolhedores. Não é fácil ficar aqui na frente do hospital, e eles foram ótimos, nos deram colo e a informação que nós queríamos. Espero que o projeto continue, pois é essencial no momento que estamos passando”, disse a acompanhante.

O serviço é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Para saber mais sobre o Universidade do Bem e como ajudar, acesse universidadedobem.uninorte.com.br.