Universitários ensinam idosos a se prevenirem contra golpes virtuais

  • Compartilhar
Terça-feira, 31 de Maio de 2022 às 09h40

Palestra ocorreu para os colaboradores e residentes da Casa do Idoso São Vicente de Paulo

Para ajudar os residentes e colaboradores da Casa do Idoso São Vicente de Paulo a se protegerem de fraudes e golpes virtuais, alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da UniNorte – Centro Universitário do Norte realizaram uma palestra de orientação na última sexta-feira, dia 27. No evento, os estudantes explicaram quais são os principais golpes na internet e deram dicas de segurança na web.

Os idosos são um dos grupos mais vulneráveis a golpes e fraudes na internet e no celular. Isso porque, segundo uma pesquisa da Karpesky, o público da terceira idade não costuma ter muito conhecimento sobre segurança na web, e tem mais dificuldade para diferenciar uma fraude de algo legítimo.

“A quantidade de idosos vítimas de golpes de cibercriminosos é muito grande. É importante levar o conhecimento de como ter cuidado ao acessar a internet, redes sociais e atender o telefone para esse público se proteger virtualmente de pessoas com má-fé “, explica a coordenadora dos cursos de TI da UniNorte, Jéssica Oliveira.

A assistente social da Casa do Idoso, Ana Celia Costa, elogiou a iniciativa de inclusão digital. “Temos aqui muitos idosos que fazem uso de tecnologias como redes sociais, são atentos a informações diárias e têm curiosidade de saber como funciona e como participar desse mundo on-line. A parceria com a UniNorte é muito importante no sentido de levar informação a eles”, afirma.

Responsabilidade social

Os cursos de TI da UniNorte, por meio do projeto Singular Tech School, realizam uma série de ações sociais com o objetivo de levar conhecimento em tecnologia para as comunidades. Em 2021, realizaram curso de redes sociais para os idosos da Casa São Vicente de Paulo. Em maio deste ano, por meio da AMADOK – Escola de Tecnologia para Mulheres da UniNorte promoveram um curso de introdução a mídias sociais para mais de 50 membros da Associação Mulheres Caboclas Empoderadas.