Visita a Usina de Balbina garante novas experiências aos alunos de Elétrica

  • Compartilhar
Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 às 15h22

balbina-700

Os alunos de Engenharia Elétrica que vão fazer o ENADE ou que estão próximos de serem finalistas viveram uma nova experiência. Os 44 acadêmicos das turmas ELN08S1 e ELN08S2 participaram de uma visita técnica na Usina Hidrelétrica de Balbina (UHB), no dia 10 de outubro. O professor responsável pela atividade é Msc. André Ferreira Aranha.

O objetivo da visita era integrar os futuros engenheiros nas disciplinas de Geração, Linha de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, na Usina Hidrelétrica de Balbina (UHB). Na visita, os acadêmicos puderam obter mais informações sobre o funcionamento e os processos de geração de energia da Usina Hidrelétrica e também observar os pontos positivos e negativos em relação à construção: EIA RIMA (área de preservação permanente e de resgate da fauna). Confira abaixo o vídeo* da visita dos alunos.

Para Gledyson Cidade, aluno de Engenharia Elétrica, ter conhecido a usina mostrou que experiências assim valem muito para o futuro profissional. “Foi a primeira vez que participei de uma visita como essa, e foi muito proveitoso! Eu consegui ver toda a teoria da sala de aula na prática dentro da usina. Com certeza, essa visita vai agregar na evolução e na qualidade do meu trabalho”, destacou Gledyson.

A Raiane Trindade também participou da visita, ela fala que todos foram bem recepcionados e que foi muito interessante descobrir todo o funcionamento da usina. “Fomos muito bem recebidos na usina. Lá podemos entender desde o funcionamento externo até o interno, de forma muito bem detalhada. Hoje tenho ainda mais certeza de que escolhi o curso certo e conhecer um pouco mais sobre a usina me animou bastante!”, afirmou Raiane.

balbina-400

Na usina, os alunos participaram de uma palestra que mostrou todo o funcionamento da hidrelétrica desde a ideia que proporcionou a construção, as etapas que compõem os processos da transformação da energia potencial em energia cinética, da cinética para energia elétrica e o desempenho dos geradores, mancal do motor gerador, barreira de contenção para o potencial hídrico e a sala de controle geral da hidrelétrica.

Além da visita, os acadêmicos também fizeram diversas atividades, sendo elas a recuperação de peixes-boi; reprodução de mudas para reflorestamento; criação de peixes para distribuição na comunidade de Balbina (Rumo certo); reprodução de tartarugas em cativeiro para libertação em rios nas proximidades e recuperação de animais silvestres. Todas as ações foram realizadas para tentar diminuir o impacto ambiental causado pela construção da Usina Hidrelétrica de Balbina.

DCIM100MEDIADJI_0003.JPG

Segundo o professor André, visitas assim são muito importantes para engenheiro eletricista porque é possível observar e aprender como ser um profissional com segurança e conhecimento. “Eles precisam buscar mais conhecimento, além do transmitido pelos professores em sala de aula, para saírem preparados para o mercado de trabalho”, afirmou André.

Confira mais fotos, veja aqui.

*Vídeo de autoria e edição do Prof. André Ferreira Aranha.