O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área da Engenharia Civil. O curso de Engenharia Civil procura atrair pessoas com facilidade e/ou atraídas por disciplinas das ciências exatas, especialmente física e matemática, cujos conhecimentos estão presentes em abundância na atuação profissional e ainda possuam habilidades e atitudes que contribuam com o aperfeiçoamento profissional, tais como: concentração, liderança, agilidade, criatividade, raciocínio lógico e meticulosidade, que também são fundamentais para o exercício da profissão. Além disso, também procura atrair pessoas que tenham atenção aos detalhes, boa comunicação, capacidade de resolver problemas com praticidade e habilidade para trabalhar em equipe também são aspectos importantes para se destacar no mercado.
Define-se como perfil do profissional formado em Engenharia Civil os seguintes indicadores:
– Egresso com visão abrangente, espírito empreendedor, competência profissional e sensibilidade para atuar como agente de transformação.
– Profissional sintonizado com as transformações que caracterizam a dinâmica social e capaz de construir sua própria trajetória num mundo em frequentes mudanças.
– Profissional generalista, capaz de enfrentar os desafios da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, na perspectiva da formação continuada e criação de conhecimento.
O destaque dado para edificações neste curso habilita o graduado a projetar, planejar e executar construções de edifícios residenciais, comerciais ou industriais, mas também infraestrutura de transporte, saneamento entre outros, podendo participar de forma direta nas obras ou fornecer soluções de engenharia para edificações de terceiros, sublinhada pela perspectiva de avaliar e implementar medidas que visem a proteção e conservação ambientais e, ademais, desenvolver, agilizar e otimizar processos construtivos, com padrões de qualidade que assegurem competitividade.
O egresso deverá estar habilitado a exercer funções em empresas públicas ou privadas, na indústria, comércio e prestação de serviços de engenharia, incluindo a gerência e a administração de negócios. Além disso, deverá ser capaz de comunicar-se eficazmente com clientes, fornecedores, empregadores, proprietários, governo e demais colaboradores das organizações.