Direito

Perspectiva do mercado

Você deve estar se perguntando: por que faria o curso de Direito? E pensar: o mercado já tem profissionais suficientes para atender a demanda em meu Estado.

Sinto muito, mas está enganado. Para a atuação na área jurídica o mercado faz uma seleção natural, baseada no mérito e na excelência.

Entenda um pouco o curso.

O curso de Bacharelado em Direito é um curso de graduação de longa duração. É uma das graduações mais antigas do país. As duas primeiras faculdades de direito surgiram em 1827, uma em Olinda e outra em São Paulo.  A atuação para o Bacharel em Direito pode seguir muitos caminhos. Com a ampliação das universidades particulares na década de 1990, a OAB determinou que, a partir de 1994, todos os alunos deveriam ser aprovados no Exame da Ordem para conquistar o direito de advogar. Desde 2010 a prova foi unificada em todo o país.

A prova da OAB é realizada em duas fases: uma contemplando assuntos gerais de direito e a outra com conhecimentos mais específicos, quando o candidato escolhe entre Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Tributário ou do Trabalho. Ao conseguir a graduação, submetendo-se e superando o Exame de Ordem, pode o bacharel, advogar. Com a inscrição e registro na OAB, poderá atuar na advocacia privada, assim como na Advocacia Pública, como, por exemplo, nas Procuradorias Federais, como da Fazenda Pública e a Advocacia Geral da União; de uma autarquia, ou de uma Empresa Pública, verbi gratia, a Caixa Econômica Federal ou em uma sociedade de economia mista, a título de ilustração, Banco do Brasil; até mesmo, na admirável labuta de defesa aos necessitados, como Defensor Público, do Estado ou da União.

A carreira de bacharel não se resume, porém, à advocacia, essa é uma opção, entre outras. Pode-se, durante o curso, delinear um plano de carreira, para atuar, em todas as esferas da federação, como, por exemplo, a Magistratura, o Ministério Público, Assessoria e Consultoria, tanto pública, como privada, o Tabelionato Registral e Notarial, como tabelião ou auxiliar; Perícia, ou tornar-se um oficial de justiça ou contador judicial. Ainda seguir no Poder Executivo, escolhendo ser um Delegado de Polícia. Pode, também, trabalhar em todo tipo de repartição pública da Administração Pública ou no Poder Legislativo. Por fim, de modo isolado ou, em conjunto, com as carreiras acima citadas, poderá dedicar-se ao magistério e à pesquisa e cumprir seu dever com a educação e a ciência para a grandeza de nosso país.

Estrutura da UniNorte

O curso de Direito da UniNorte está localizado em um campus amplo, com 3 prédios exclusivamente dedicados à especialidade. Tais edifícios oferecem uma variedade de espaços e serviços, dentre os quais se destacam:

  • serviço administrativo;
  • núcleo de práticas jurídicas;
  • salas de aula e de estudo;
  • biblioteca;
  • coordenação do curso;
  • sala de apoio;
  • auditório;
  • cantina com 2 lanchonetes;
  • laboratórios de informática;
  • vagas de estacionamento.

Diferenciais da instituição

De acordo com levantamento do MEC, a UniNorte tem nota máxima no curso de Direito. Além disso, o Centro Universitário do Norte estimula o aluno a buscar boas oportunidades no mercado de trabalho, incentivando até experiências internacionais por meio de programas institucionais específicos — como o UniNorte Carreiras e o International Office. Esse suporte é essencial para a formação de profissionais de destaque.

Sobre o curso

O curso oferece disciplinas formativas que conciliam Teoria e Prática. A partir delas, você será capaz de desenvolver competências, assim como habilidades para alcançar metas que promovam a excelência. O mérito, porém, será seu em tornar-se o profissional que atenderá as demandas sociais. Por quê? Como no juramento que é feito na colação de grau, você vai prometer defender a liberdade, a paz e a justiça.  Porque sem a liberdade, não há direito que sobreviva e nem justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize. Essa será a sua promessa e onde você deixará seu compromisso.

O Curso de Direito do UNINORTE tem um corpo docente altamente qualificado, possui uma carga horária de 3.700 horas. Tem a duração de 5 anos. Além disso, é obrigatório a realização de estágio, de horas complementares e  um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que encerra sua jornada acadêmica com chave de ouro. Encontre seu ideal e um propósito para uma vida gloriosa, venha-nos fazer uma visita.

Nosso principal objetivo é formar bacharéis em Direito, ciência que estuda a aplicação e o cumprimento das normas jurídicas de um país a fim de nortear e zelar pela boa convivência em sociedade. Temos o compromisso de formar profissionais munidos das seguintes habilidades e competências:

  • capacidade de leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos;
  • facilidade para executar as normas técnico-jurídicas;
  • capacidade de pesquisa e de uso da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • atuação técnico-jurídica em diferentes áreas (administrativas ou judiciais), incluindo o entendimento de processos, atos e procedimentos;
  • emprego adequado da terminologia jurídica e dos termos relativos ao Direito;
  • aplicação de raciocínio jurídico, de argumentação, persuasão e reflexão crítica;
  • capacidade de julgamento e tomada de decisões;
  • domínio de tecnologias e métodos para a compreensão e a aplicação do Direito.

O curso de Direito da UniNorte é formado por 10 períodos, normalmente realizados em um intervalo de 5 anos. O bacharelado é presencial, com 20% do curso ofertado no formato de Educação a Distância (EAD). Os turnos oferecidos são o vespertino e o noturno.

Perfil do aluno

Quem ingressa no Centro Universitário do Norte (UniNorte) para cursar Direito deve ter em mente algumas referências indispensáveis ao exercício da justiça e da cidadania, como:

  • formação generalista e humanística;
  • sólidos fundamentos éticos e morais;
  • capacidade de análise;
  • domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
  • poder de argumentação;
  • capacidade de interpretação e de valorização dos fenômenos jurídicos e sociais;
  • atitude reflexiva e crítica;
  • aptidão para aprendizagem autônoma e dinâmica.

Além disso, o aluno desse curso deve ter muita curiosidade, vontade de aprender e inclinação para compreender a maneira como a sociedade se estrutura. Habilidade para questionar é uma característica igualmente imprescindível, bem como a capacidade de argumentação e a facilidade para trabalhar em equipe.

 

Duração:  05 anos

Turnos oferecidos: Matutino, Vespertino e Noturno

Campus ofertados:Centro, Manaus Plaza Shopping e Cidade Nova

Coordenador:  Eliza Affonso Lasmar

 

Eliza Affonso Lasmar, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-1985), graduada em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA- 2000), especialista em Metodologia de Ensino pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (1990), Especialista em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública- EBAP – Fundação Getúlio Vargas (1996), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006), Mestre em Direito do Urbanismo e do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges- França. Aprovada no Exame da Ordem (0AB) em 2001. Professora do Ensino Superior desde 1996 e possui experiência em gestão educacional do ensino superior desde 1996 tendo exercido a função de Coordenadora na área de Pedagogia e de Direito em diversos Centros Universitários de Manaus. Coordenadora do Curso de Direito do CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE desde 02.01.2018.

Disciplinas

O curso de Direito do UNINORTE tem como diferencial uma matriz curricular moderna e completa com abordagens básicas e atuais, além de diversas práticas vivenciadas no decorrer do curso. Também são abordados conteúdos nas diversas áreas de atuação moderna do profissional atual de diversas carreiras jurídicas, a saber: Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito do Consumidor além das disciplinas básicas do direito como Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual, dentre outras. Durante o curso, são abordados temas atuais e necessários para o dia-a-dia do profissional como:  mediação e arbitragem, disciplinas de clínicas onde os discentes aplicarão os conhecimentos adquiridos em salas de aula em situações simuladas semelhantes as vivenciadas no cotidiano do profissional, estágios nas diversas áreas possibilitando uma visão ampla dos diversos ramos do Direito. Isso proporciona um grande diferencial competitivo aos alunos e os qualifica para um futuro promissor.

Infraestrutura

O curso de Direito do UNINORTE possui uma completa e moderna estrutura de aprendizagem, composta por salas específicas, melhor Núcleo de Práticas Jurídicas da região, Sala para prática do Júri Simulado, Sala de estudo climatizada disponibilizada nos três turnos para nossos discentes, laboratório de informática e um amplo estacionamento. Isso permite que os alunos tenham o máximo de eficiência no aprendizado. Ao longo do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas, de concursos externos como os diversos júris simulados existentes na cidade, palestras e ações extracurriculares, sempre orientadas pelos professores das diversas áreas do conhecimento.

Professores preparados

Nosso corpo docente é formado por professores – especialistas, mestres e doutores – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso.

Biblioteca

O Curso de Direito é servido pela biblioteca central, biblioteca na Unidade do Plaza e uma biblioteca na Unidade da Cidade Nova. Possui um acervo total médio de 56.461 exemplares e 140 aparelhos multimídia, 5 terminais de consulta, sala de informática com 62 cabines, sala de estudo em grupo e individual e capacidade para 500 alunos, além da. As bibliotecas dispõem de acervo digitalizado (biblioteca virtual), para atender a demanda dos alunos e professores da instituição com as atividades na modalidade à distância e semipresencial, oferecendo, através do SICABIBLIOTECA, serviços que visam atender as necessidades de processamento técnico, tais como: catalogação; classificação; consulta ao acervo; empréstimo domiciliar; devolução; assim como relatórios de estatística de empréstimo e devolução, podendo ser analisado tanto por dia, quanto por mês. Já os alunos, dispõe do sistema BIBLIONET, interligado online, disponível na página Institucional, onde pode pesquisar o acervo e reservar a obra de seu interesse. Os alunos e professores da Graduação e Pós-Graduação do UNINORTE têm acesso a artigos de revistas internacionais e nacionais gratuitamente através do portal EBSCO host de periódicos e artigos científicos.

PeríodoCarga Horária
1° Período
Ciência Política e Teoria do Estado40h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Economia40h
Filosofia Geral e do Direito60h
Introdução Ao Estudo do Direito60h
Português Jurídico40h
Sociologia e Antropologia Jurídica60h
2° Período
Teoria do Crime60h
Teoria e Fundamentos da Constituição60h
Teoria Geral da Empresa40h
Teoria Geral do Direito60h
Teoria Geral do Direito Civil60h
Teoria Geral do Processo60h
3°  Período
Direito das Obrigações60h
Entes Federativos e Seus Poderes60h
Hermenêutica e Argumentação Jurídica60h
Metodologia da Pesquisa60h
Processo de Conhecimento60h
Sociedades Empresarias40h
Teoria da Pena60h
4° Período
Crimes em Espécie60h
Instituições Democráticas e Ordens Constitucionais60h
Recuperação e Falência40h
Responsabilidade Civil40h
Teoria Geral dos Contratos60h
Tópicos Integradores I (Direito)40h
Tutelas Provisórias e Procedimentos Especiais60h
5° Período
Crimes em Espécie II60h
Cumprimento de Sentença e Execução de Título Extrajudicial60h
Direito das Coisas60h
Direito do Consumidor40h
Direito Processual Constitucional60h
Direito Processual Penal I60h
Empreendedorismo60h
6° Período
Direito das Famílias60h
Direito Processual Penal II60h
Ética Profissional40h
Legislação Penal e Processual Penal Especial40h
Organização da Administração Pública e a Prestação de Serviços Públicos60h
Recursos e Outros Meios de Impugnação da Decisão Judicial60h
Teoria Geral do Direito do Trabalho60h
7° Período
Direito das Sucessões40h
Direito Individual do Trabalho60h
Direito Processual Penal III40h
Eca e Estatuto do Idoso40h
Estágio Supervisionado I (Direito)100h
Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem40h
Prática Forense Civil60h
Procedimentos no Âmbito da Administração Pública60h
Tópicos Integradores II (Direito)40h
8° Período
Direito Constitucional Tributário60h
Direitos Humanos40h
Estágio Supervisionado II (Direito)100h
Execuções Penais40h
Prática Forense Penal60h
Processo de Conhecimento Trabalhista60h
Tópicos Integradores III (Direito)40h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Direito)40h
9° Período
Direito Ambiental40h
Estágio Supervisionado III (Direito)100h
Prática Forense Família e Sucessões60h
Psicologia Jurídica40h
Recurso e Execução Trabalhista60h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Direito)60h
Tributos em Espécie60h
10° Período
Direito Internacional Público e Privado60h
Direito Previdenciário e Seguridade Social40h
Estágio Supervisionado IV (Direito)100h
Prática Forense Trabalhista60h
Prática Tributária40h
Disciplinas Optativas60h
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)40h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h