O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade ou na área de marketing de empresas de vários ramos, ocupando cargos como de analista, coordenação, gerência ou direção. O Publicitário pode atuar também:

 

•    Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

 

•    Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

 

•    Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

 

•    Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

 

•    Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

 

•    Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

 

•    Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.