[Artigo] Dicas para uma entrevista de emprego bem-sucedida

  • Compartilhar
Sexta-feira, 23 de Junho de 2017 às 15h44

edineida_gato_artigo

Por Edineida Gato – Diretora de RH da UniNorte

 

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre o que fazer e como se portar em uma entrevista de emprego. Foi por isso que resolvi falar um pouco sobre os desafios encontrados já nos primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho. Se você já tem experiência em entrevistas, acredito que estas dicas também possam ser úteis.

Baseada na minha experiência em análise de cenários, pesquisas e conversas com “minhas especialistas” no tema, vou descrever algumas orientações para que você possa se sentir mais seguro e tranquilo na hora de elaborar um currículo e ficar frente a frente com um entrevistador.

Para facilitar, vou separar esta nossa conversa em 3 missões.

Vamos começar. Primeiro passo: respire fundo e acalma-se. Todos nós sobrevivemos a isso!

 

Missão 1 – O seu currículo

Seu currículo é o seu cartão de visita. Deve ser básico e ter informações essenciais como:

Dicas extras: revise seu currículo para que ele não vá com erros de português. Fotos somente se a posição que você está buscando requeira uma boa apresentação. Neste caso, use uma foto 3×4 de boa qualidade e mais profissional. Evite decotes, barbas malfeitas, fotos de festas ou aquelas em que você esteja muito à vontade.

 

Missão 2 – A entrevista

Deu tudo certo, você foi chamado para a entrevista.

Antes do grande dia, pesquise sobre a empresa. O caminho mais fácil é buscar na internet. Veja quais são os valores, missão, produtos/serviços, enfim, o que achar relevante. Isso será um diferencial no momento da sua entrevista.

Exercite a autoconfiança. Mentalize como seria sua entrevista, possíveis perguntas e respostas, compartilhe com alguém que possa ajudá-lo com feedbacks e veja onde precisa melhorar. Confira alguns pontos práticos.

Apresentação pessoal: nada de decotes, salto muito alto, roupa curta, justa e de alça. Procure uma roupa que seja adequada para o ambiente de trabalho, formal, mas dentro do seu estilo, de forma que você não se sinta desconfortável ao vestir. Dê preferência as cores neutras para não arriscar.

Aparência: cuide dos cabelos, unhas e barbas. Use perfumes suaves e no caso das meninas, maquiagem leve.

Pontualidade: programa-se para chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. Assim, dará tempo de você se acostumar com o ambiente, ir ao banheiro, beber uma água e outras coisas que precise.

Chegou a sua vez de ser entrevistado então:

Algumas perguntas são bem frequentes durante uma entrevista, por isso tente refletir sobre elas sempre que puder para que esteja seguro na hora de respondê-las. Veja alguns exemplos:

Pretensão salarial: você deve deixar em aberto para negociação ou aguardar a proposta da empresa, pois muitas vezes você é desclassificado por propor um salário muito alto, fora do mercado, ou pode falar um salário muito baixo o que depois pode gerar insatisfação. Caso a empresa insista, procure, antecipadamente, verificar quanto está o valor do salário no mercado.

 

Missão 3 – Pós entrevista

Depois de todas as etapas do processo finalizadas, aguarde o retorno da empresa. Caso não retornem dentro do prazo estipulado, procure saber sobre o processo, mas não insista muito para não demonstrar tanta ansiedade. Procure saber de forma que fique claro o seu interesse pela vaga.

Foi aprovado! Parabéns, hora de colocar em prática tudo que você aprendeu e fazer valer todo o entusiasmo e força de vontade da sua entrevista.

Não foi aprovado! Sem desespero. Faça o exercício de avaliar a sua participação no processo. Veja o que foi positivo e o que você pode melhorar. Isso vai ajudá-lo a se sentir mais seguro e confortável em outras entrevistas.

Seguindo esses passos, respirando fundo e mantendo-se calmo certamente você sairá em vantagem na busca por um desafio profissional.

 

Sucesso!

 

Conheça o perfil profissional de Edineida Gato no Linkedin.

cliqueaqui

 

——-

Veja também:

[Artigo] O desafio de uma carreira profissional

[Artigo] Sabe qual é o segredo? Não desistir